Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Em meio a concordata, Atari completa 41 anos nesta sexta

28 jun 2013 - 18h51
(atualizado às 18h54)
Compartilhar
Exibir comentários

Em meio a um pedido de concordata e separação da sua filial francesa, a Atari, empresa precursora dos jogos eletrônicos, completa 41 anos de existência nesta sexta-feira (28).

Criado em 1972 na Califórnia por Nolan Bushnell e Ted Tabney, a empresa começou a produzir no mesmo ano máquinas arcade que reproduziam o jogo Pong, que era um jogo de ping-pong bem arcaico. Seu maior triunfo foi a criação, em 1977, do Atari 2600 – principal sucesso da indústria na década de 1980. A empresa ainda lançaria os sucessores Atari 5200 e Atari 7800, além do portátil Lynx e o Jaguar, de 64 bits, mas esses nunca tiveram o impacto que o primeiro videogame teve.

Com jogos clássicos como Keystone Kapers (Activision, 1983), The Empire Strikes Back (Parker Bros., 1982), Pitfall (Activision, 1982), Demon Attack (Imagic, 1982), E.T. (Atari, 1982), entre outros, o Atari 2600 virou referência na indústria, mas não conseguiu manter o reinado muito tempo com o lançamentos de consoles como NES, da Nintendo, Master System, da Sega, e posteriormente a chegada do PlayStation da Sony. A companhia, então, foi perdendo espaço, e nos últimos anos produzia apenas jogos para diversas plataformas.

Ao longo dos anos a empresa passou pela mão de diversos acionistas, desmembrando em diversas divisões e, consequentemente, perdendo o foco em suas funções. Em 1984, a Atari Inc. foi vendida e dividia em Atari Games Inc. e Atari Corporation, com diferentes donos, e desde então outros braços apareceram no negócio, como a Atari Interactive, de 1998.

Sem nunca se reestabelecer como líder no mercado e cada vez mais no vermelho, a Atari SA abriu, em janeiro, um pedido de proteção judicial contra credores após a BlueBay, principal acionista e financiador da companhia, largar o suporte à empresa. Segundo comunicado na época, a companhia devia 21 milhões de euros e sua divisão norte-americana pedia separação da controladora francesa.

"O processo de recuperação judicial constitui a opção mais estratégica para as operações norte-americanas da Atari, que buscam preservar seu valor herdado e destravar receita em potencial que não era realizada enquanto a empresa estava sob controle da Atari SA”, disse, em comunicado, a Atari Inc. Com isso, a divisão dos Estados Unidos ainda busca capital de forma independente para crescer no mercado de jogos digitais e mobile. 

Ficou com saudades do Atari? Você pode jogar alguns clássicos do console setentista no infográfico abaixo! 

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade