Brasileiro classificado para torneio de Street Fighter nos EUA tem visto negado
Namikaze apresentou cartas da Capcom, mas não conseguiu aprovação do consulado
Um dos representantes brasileiros da Capcom Cup X, torneio de Street Fighter nos Estados Unidos, Lucas "NamikazeExTM" Marques teve seu visto negado na última terça-feira (19). O jogador apresentou cartas da Capcom, que confirmavam o motivo de visita ao país, mas não foi o suficiente.
Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!
A negativa pode representar a ausência de Namikaze no campeonato, que distribuirá uma premiação total de US$ 1,7 milhões, cerca de R$ 8,2 milhões na cotação atual. Entretanto, o jogador terá dois meses para tentar reverter o caso, uma vez que o torneio começa em 21 de fevereiro.
Jogador aponta descaso no processo
Em conversa com o Game On, Namikaze detalhou a entrevista para retirada do visto, que foi realizada na cidade de São Paulo. Ele aponta um descaso e conta que todo o processo durou menos de três minutos. Segundo o atleta, ele estava com todos os papéis necessários para solicitar o documento.
"O processo de entrevista foi extremamente rápido e sem consideração nenhuma, eu cheguei, expliquei o motivo da minha viagem, falei que eu tinha os documento necessário para comprovar o objetivo da minha viagem, assinado, com telefone, tudo. Não quiseram ver, apenas continuaram a entrevista, fizeram mais umas duas perguntas genéricas do tipo 'onde você mora' e 'você já saiu do país antes' e me negaram. O processo da entrevista durou menos que 3 minutos."
Galera, infelizmente meu pedido de visto foi negado. A pessoa sequer quis olhar meus documentos, foi muito descaso, mesmo eu com as cartas da Capcom afirmando que eu iria com o intuito de competir e representar meu pais, tendo a passagem e o hotel já pago pela própria Capcom 1/3
— Namikaze (@NamikazeExTM) December 19, 2023
Contudo, Namikaze não jogou a toalha e conta que está fazendo o possível para ter uma nova entrevista a tempo para disputar a Capcom Cup X. Ele está recebendo ajuda especializada para lidar com o processo de visto, mas da parte da Capcom, a empresa não pode fazer muito mais além de enviar cartas de recomendação. Namikaze também opina sobre a dificuldade neste tipo de situação.
"Não existe nada garantido para tirar o visto no Brasil, se tivesse algo para ser feito que fosse garantir minha ida ao evento seria que ele fosse organizado em outro país. Infelizmente, para a realidade do brasileiro, ter o visto para os EUA aprovado pode ser muito difícil ou até impossível para algumas pessoas. Então um país mais neutro em relação a isso, europeu ou até o mesmo o próprio Japão (país da Capcom) já teria mais garantia de mais players conseguirem participar sem passar pelo tipo de situação que eu estou passando."
Por fim, o jogador desabafa ao contar que os últimos dias foram difíceis, mas agradece a comunidade que o abraçou e o apoiou.
"Eu já esperava que poderiam me negar por que todo mundo fala como nesse processo acontece isso. Mas ver algo que poderia mudar sua vida, que para você poder chegar lá, você ganhou o torneio mais importante do país e treinou sem parar, ser negado em minutos é algo que realmente abala, mas hoje eu já estou melhor a comunidade esta me ajudando muito nesse processo."
Sediada na cidade de Burbank, nos Estados Unidos, a Capcom Cup X é um campeonato de Street Fighter 6 e acontecerá entre os dias 21 e 25 de fevereiro. Além de Namikaze, Romildo "JUNINHO-RAS" Junior também representará o Brasil no evento.