CHOKBR: Bastidores do maior torneio mobile do Brasil
Campeonato trocou o estúdio por mansão com piscina e muita competição
Quando pensamos em competições de esports, as imagens que vêm à cabeça são de arenas lotadas de torcedores ou de estúdios dignos das grandes transmissões de TV. Mas o Campeonato de Honor of Kings Brasil, conhecido pelos fãs como CHOKBR, adotou um formato bem diferente, e até inusitado, em 2024: a competição, que começou em maio e chegou ao final no último domingo (16), foi realizada em uma mansão em São Paulo.
Uma equipe de 25 pessoas cuidou da produção da "Casa CHOKBR", uma mansão adaptada para atender as necessidades do campeonato. Os times tinham salas para rotacionar, conforme os horários das partidas, e as bancadas ficavam cara a cara, com os jogadores próximos uns aos outros, o que deixou tudo mais emocionante.
"Joguei o CHOKBR num estúdio no ano passado, então achei bem diferente. No começo parecia desconfortável, mas terminando a primeira semana, eu senti a energia do formato e achei muito bom", contou o jogador Petroni, da Influence Rage, que já tinha visto torneios assim no exterior, mas nunca no Brasil. "Fica mais amigável, se pode conversar mais, tem um ambiente bonito, com churrasqueira e piscina".
Segundo a produção do evento, foram sete mergulhos na piscina durante o campeonato, incluindo jogadores e um dos casters, Kurama. "Nos sentimos mais à vontade para fazer parte do show", disse Petroni. "Me diverti muito, é algo totalmente diferente", concordou Dani, da Vivo Keyd Stars. "Estava acostumado com estúdio, que tem um ar mais sério, mas agora já me adaptei 100%", disse o jogador.
Para os casters, o novo formato também agradou: "Estamos bem mais soltos, e o público também sentiu isso. Tem um clima mais familiar, tem porta-retratos dos times, como se fossem uma família", contou a caster Bruna Balbino. "Não tem aquele roteiro engessado de estúdio", explicou, elogiando o formato mais descontraído do torneio.
Quer ficar por dentro do mundo dos games e conferir artigos exclusivos como este em primeira mão? Assine a newsletter Extra Level do Terra Game On!
O torneio aconteceu entre os dias 11 de maio e 16 de junho e terminou com a vitória da Vivo Key Stars sobre a Loops por 4x1. Com o resultado, a equipe se tornou a primeira bicampeã brasileira de Honor of Kings, levando o prêmio de R$ 50 mil. A Loops também se deu bem, garantindo a vaga para o Invitational Season 2, torneio internacional do jogo, que começa em 29 de junho na Malásia.
Um dos games mobiles mais populares do mundo, Honor of Kings é gratuito para jogar e está disponível para dispositivos Android e iOS.