Como se tornar um jogador profissional de Valorant
Disputar campeonatos da comunidade e estabelecer uma boa rotina de treinos são essenciais
Os esportes eletrônicos já são uma realidade e o sonho de se tornar jogador de futebol de alguns foi substituído pelo desejo de virar pro-player. E, desde 2020, a Riot Games criou mais uma opção para quem sonha com essa vida, ao lançar o jogo de tiro Valorant.
Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!
Entretanto, apesar de ser uma carreira recente, o nível de dificuldade e dedicação necessários não é nada pequeno. Se desde novos somos apresentados aos games como lazer, a principal mudança que deve acontecer é uma virada de chave para olhar o jogo com olhares profissionais.
O Game On preparou algumas dicas que podem ajudar aqueles que desejam se profissionalizar no FPS da Riot Games.
Crie uma rotina
Pronto, você tomou a decisão. Você quer ser um profissional de Valorant. O primeiro ponto é abraçar isso e já começar a se preparar para o caminho duro. Após essa mudança de mentalidade, você precisará preparar uma rotina de treinos para se aperfeiçoar dia após dia.
Separe horas do dia para treinamento onde você possa evoluir individualmente, mas encare isso como um trabalho. Para isso, existem programas que te ajudam a aperfeiçoar sua mira, como o Aim Lab. Gaste horas no processo, ainda que seja tedioso. Além disso, jogue ranqueadas com a mentalidade competitiva e tente sempre aprender e tirar experiência de toda a vivência do jogo, mesmo que as pessoas ao seu lado nos jogos não estejam fazendo o mesmo.
Conheça suas forças
Estamos falando de Valorant, um jogo extremamente dinâmico e com funções muito bem definidas. Ou seja, se você quer ser um profissional, é necessário conhecer suas fraquezas e suas forças. Entenda em qual função você tem uma maior compreensão do jogo e facilidade para trazer um diferencial para a sua equipe.
Não me entenda mal, conseguir ter flexibilidade é sim um diferencial para o cenário profissional. Entretanto, se você caminhar pela estrada de ser um jogador bom em duas funções, ao invés de ser um atleta excelente em uma função, talvez você não consiga a atenção das organizações que você merece.
Consuma conteúdo profissional
A internet e suas variadas plataformas de interação podem ser usadas a favor de quem sabe consumir conteúdo de qualidade. Acompanhe os jogos dos campeonatos profissionais de forma analítica. Tentar entender o que os profissionais estão fazendo quando a coisa fica séria é primordial para evoluir enquanto jogador.
Além disso, vários pro-players atualmente realizam transmissões em plataformas de streaming onde jogam partidas, é sempre interessante analisar a forma de comunicação, rotações e outras coisas que estão presentes no meta atual. Aliás, não são apenas jogadores brasileiros que realizam stream, mas atletas de todo o mundo. Fique de olho no que eles estão falando, uma vez que é comum que eles passem algumas dicas em suas transmissões.
Jogue torneios
O sonho é disputar o VCT algum dia, mas esse objetivo ainda pode estar um pouco mais à frente na estrada. Para chegar lá, você precisa se testar em um nível competitivo. Assim, sempre que puder, dispute campeonatos da comunidade. As organizações sérias do cenário de esports possuem pessoas cuja função é localizar talentos que despontam neste tipo de torneio.
Aliás, uma das oportunidades perfeitas para mostrar que tem a mira quente é o Circuito Game On de Valorant. As inscrições estão abertas e a primeira edição do torneio acontecerá no final de março com premiação de R$ 5 mil.
Gratuito para jogar, Valorant está disponível para PC.