Ex-The Voice, Rafah investe em time de Free Fire no Brasil
Esports surgiram para artista como uma alternativa durante a pandemia
O cantor Rafael "Rafah" Neves, que ficou conhecido por muita gente em 2016, quando participou do programa The Voice Brasil, hoje mescla sua paixão pela música com o amor pelos games. Rafah é o fundador da Angels, time de Free Fire que disputa a Série A da edição atual da LBFF, maior torneio da modalidade no Brasil.
Em conversa com o Game On, o artista contou um pouco sobre os passos da sua carreira musical que o levaram até o Free Fire. Entretanto, Rafah não esconde que a música é realmente sua paixão principal, afinal de contas, ela representou um papel importante em sua vida.
"A música tem um papel muito intenso na minha vida. Ela foi um coach, ela foi um psicólogo, ela foi uma ponte espiritual pra mim. Porque, aos meus 14 anos, eu perdi meu pai. Ele foi assassinado no Rio de Janeiro. E foi através da música que eu adquiri consolo. A música era minha calmaria", conta ele.
Contudo, em 2020, quando o mundo entrou em situação de pandemia, a carreira do cantor foi diretamente afetada. Neste contexto, ele precisou buscar saídas para se manter ativo e, assim, o mundo dos games apareceu como uma opção viável para alguém que sempre teve contato com aquele mundo.
“Quem vivia de música, no período da pandemia, não tinha como viver de música da mesma forma. E aí eu busquei outras formas, outras coisas que eu tinha em mim que poderiam ser úteis pra sobreviver durante esse período. E gamer eu sou desde que eu nasci, quando eu nasci já tinha um Atari lá em casa", revela o cantor.
E o Free Fire?
Como fundador e CEO da Angels, muitos fãs do game da Garena podem até não identificar Rafah. Entretanto, não são poucos que ficaram encantados com "Jogador Caro", música lançada por Rodrigo "El Gato" Fernandes em 2019. E adivinha quem compôs e cantou o refrão que foi hit entre a comunidade do Free Fire.
“Eu entrei no game, mas ainda assim como músico. Tanto que o primeiro trabalho que eu fiz como influenciador de Free Fire foi uma música pra um influencer chamado El Gato, essa música pegou 21 milhões de visualizações. O refrão que eu fiz pra essa música viralizou, que é o Jogador Caro."
Logo, para os fãs de Free Fire, o envolvimento de Rafah, obviamente, deveria ser com o game. E o artista não nega isso, mas conta que outro fator pesou bastante para que investisse e acreditasse no cenário de Free Fire no Brasil.
"Baseado na minha experiência de vida com a música, eu escolhi o Free Fire, por causa do acesso. O Free Fire é acessível para todos os públicos, eu sou um cantor de música pop - apesar de ter cantado Linkin Park no The Voice - e o pop é popular, ele tem que atingir todo mundo. E eu vi no Free Fire uma possibilidade de falar tanto com a galera de classe média e classe alta, mas a galera da comunidade também, que consegue jogar com um celular de bolso ali.”
Atualmente a Angels disputa a elite do Free Fire no Brasil e, segundo Rafah, seu desejo é ser um CEO diferente para seus atletas. De acordo com ele, o objetivo é ser o "paizão" dos jogadores da Angels. Para fora do cenário competitivo, a vontade é continuar unindo música e games.
“A música é minha paixão, é o centro da minha carreira e, agora, também quero unir isso com o mundo gamer”, finaliza.