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Para 75% dos brasileiros esports são esportes 'de verdade', diz pesquisa

Pesquisa Game Brasil 2024 revela informações detalhadas sobre a relação dos brasileiros com os esportes eletrônicos

28 mai 2024 - 10h00
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Para os fãs brasileiros, esportes eletrônicos oferecem os mesmos benefícios sociais e mentais dos esportes tradicionais
Para os fãs brasileiros, esportes eletrônicos oferecem os mesmos benefícios sociais e mentais dos esportes tradicionais
Foto: PGB 2024 / Divulgação

Para você, os chamados 'esports', competições de games como Counter-Strike, League of Legends, Honof of Kings, PUBGM e tantos outros, são esportes 'de verdade'? Segundo a edição 2024 da Pesquisa Game Brasil (PGB), 75% dos brasileiros considera que sim, os esports são uma modalidade esportiva legítima, como futebol, vôlei ou atletismo.

A PGB deste ano ouviu as opiniões de mais de 13 mil pessoas e os dados apurados pela pesquisa revelam que 73,9% jogam jogos digitais e, deste total, 82,1% conhecem esports. A maioria (50,1%) também afirma que prefere jogar esports, em comparação aos que optam por acompanhar os torneios e campeonatos mundo afora (49,9%).

Os dados não param por aí: a PGB 2024 também mapeou a opinião dos entrevistados com relação aos eSports enquanto categoria esportiva, apresentando os seguintes resultados:

  • 76,5% consideram os esports uma modalidade esportiva e legitima;
  • 85,2% consideram os esports uma atividade séria e comprometida;
  • 75% consideram que as emoções assistindo a uma partida de esports podem ser as mesmas de uma partida dos esportes tradicionais;
  • 83,7% concordam que um atleta de esports é alguém que supera os seus limites;
  • 54,5% consideram importante comprar produtos de marcas que patrocinam o seu time de esports preferido;
  • 73% consideram importante aprender sobre a história do time.

Ou seja, os consumidores e praticantes brasileiros veem no esporte eletrônico muitos dos mesmos benefícios mentais e sociais que se encontram acompanhando e praticando um esporte tradicional.

Este painel especificamente voltado para eSports é de suma importância para entendermos o comportamento de consumo e a dimensão do cenário gamer profissional aqui no Brasil”, disse Carlos Silva, sócio da Go Gamers. “Percebemos com estes resultados que o público do Brasil que joga e que acompanha esportes eletrônicos levam a modalidade a sério, possibilitando mais oportunidades de investimento na área e em jogadores profissionais”.

A faixa etária que mais joga os games competitivos está concentrada no público de 30 a 34 anos (19%). Este mesmo perfil é, também, maioria quando se fala da preferência por assistir a partidas e a competições (21%). Além disso, o perfil que se declara gamer tem a preferência por jogar, representando 72% dos entrevistados, em comparação ao perfil que prefere somente assistir às transmissões de esports.

É possível notar este comportamento do público mais jovem, de estar mais disposto a jogar. Então, conforme a idade vai avançando, esse mesmo público prefere assistir aos jogos e às competições”, explica Mauro Berimbau, pesquisador e consultor da Go Gamers.

Público masculino é maioria entre os gamers quando o assunto é esport
Público masculino é maioria entre os gamers quando o assunto é esport
Foto: PGB 2024 / Divulgação

Também foi possível compreender os hábitos de consumo dos gamers brasileiros com os esports. Cerca de 38% jogam esports todos os dias, e 20,7% dedicam, em média, de 4 a 6 horas jogando na semana, somando todas as plataformas. Além disso, 45,4% afirmaram que descobrem lançamentos, atualizações e novidades destes jogos competitivos através de amigos e membros das suas comunidades, e 59,7% já compraram skins para personagens ou equipamentos.

Outro dado relevante do estudo foi com relação às apostas. Com o crescimento das casas de apostas online no país e também patrocinando times de esports, pouco mais da metade dos entrevistados acha importante fazer apostas esportivas nos jogos do seu time de preferência (50,6%); e um número expressivo deles afirma já ter investido de R$ 50 a R$ 300 em apostas de partidas profissionais (80,7%).

Pesquisa Game Brasil

Referência no estudo de hábitos de consumo do gamer brasileiro, a Pesquisa Game Brasil (PGB) existe desde 2013, e é desenvolvida e produzida pelo SX Group e Go Gamers em parceria com a Blend New Research e ESPM.

Toda a pesquisa é desenvolvida com questionários proprietários com uma ampla cobertura e tópicos que envolvem o público gamer e todo o seu ecossistema, no Brasil e na América Latina — em países-chave como Argentina, Chile, Colômbia, Peru e México.

Fonte: Game On
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