"Eu quero fazer um programa pique televisão", diz Apoka
Ex-técnico de CS:GO virou streamer e criou o 'Donos da Bala', quadro de sucesso na Tribo do Gaules
Um dos responsáveis pelo atual sucesso de público de Counter-Strike: Global Offensive no Brasil é Alessandro "Apoka" Marcucci, ex-técnico de CS:GO, que resolveu se dedicar ao mundo das streams no início de 2022, quando se aposentou como coach. Um dos criadores do programa "Donos da Bala", Apoka faz parte da Tribo, grupo de streamers criado e liderado por Gaules.
O antigo técnico da MIBR conversou com o Game On para contar sobre o novo momento da carreira, bem como o que ele agregou de inédito na Twitch do Brasil. Confira.
A nova carreira de streamer
Ser streamer se tornou o sonho de muitos fãs de videogame e esports que acompanham o cenário. No caso de Apoka, ele realizou dois objetivos que muitas pessoas miram no mundo da internet, que é fazer streamings com um público grande e consistente e realizar uma transição de uma profissão mais certa, para algo mais incerto. Sobre o tópico, o ex-coach aponta que teve sorte, mas também deixa dicas de como foi o seu processo.
"Eu tive muita sorte, eu sou muito privilegiado. Mas uma dica que eu posso dar para quem pode, é pensar um pouco mais baixo. Por exemplo, eu fazia live de Formula 1 e pegava 2,000 pessoas, fazia live de CS, pegava 1,000, 1,500 pessoas. E eu vim com a meta de pegar 500 pessoas, com cerca de 50-100 subs por mês, mais o que poderia ter de patrocínio, então eu fiz uma meta bem baixa para o que eu tava acostumado. E óbvio o que eu tinha juntado de dinheiro do CS também foi importante", comenta.
Apoka queria formato de televisão na Twitch
A Twitch apresenta números assustadores de audiência a cada dia que passa. Para muitos, principalmente os mais jovens, a plataforma de streaming aparece mais no cotidiano do que a televisão. Entretanto, Apoka é mais velho e veio de uma geração que consumia conteúdo diariamente na frente de um televisor. Não à toa, esse foi seu primeiro pensamento quando começou a desenhar sua mudança para o streaming.
"Eu quero fazer um programa, pique televisão. Eu vou pegar alguém, eu vou fazer alguma coisa e vou pique televisão falar sobre CS, discutir sobre CS. Principal programa vai ser segunda-feira, porque quando acaba campeonato é domingão. Mas aí foi assim, eu pensando 'eu vou tentar fazer alguma coisa com isso".
COMEÇANDO AGORA O PROGRAMA PILOTO:
Pré jogo: MIBR vs Outsiders
Pré jogo: IMPERIAL vs Spirit
POWER RANKING DIA #0
E mais…https://t.co/cZLDQqmsI9 pic.twitter.com/48eNdc5Arj
— ApokA (@ale_apoka) May 8, 2022
O Brasil é o país do futebol e caminha para ser também o país do CS:GO. Neste contexto, é comum que as duas paixões se entrelacem e os gostos e desejos sejam parecidos. E foi assim que Apoka desenhou o programa Donos da Bala, quadro realizado em parceria com o streamer Jean "mch" Michel D'Oliveira, que faz muito sucesso com os fãs de Counter-Strike.
"A ideia tava total na minha cabeça, não tinha nada pronto ainda. Mas, cara, era muito próximo (o pensamento) do que era Milton Neves, Neto, Bem Amigos, da Sportv. E aí eu mandei uma mensagem pro Michel e falei que tava com a ideia de fazer algum programa para discutir sobre CS. Eu ainda não sabia como que ia ser nada. Aí o Michel comentou que também já estava com a ideia e que queria fazer um teste e eu falei 'bora' e fomos e fizemos de forma totalmente despretensiosa", diz Apoka, orgulhoso.
Dirija-se ao conteúdo líder
Inclusive, para quem é fã de futebol, as piadas internas ficam prontas, uma vez que Michel é chamado de "craque" por ter sido um jogador profissional de CS:GO, enquanto Apoka é tratado como "professor", por ser um ex-técnico. Mas, brincadeiras à parte, a trajetória dos dois permitiu com que o programa trouxesse conteúdo original e que não era tão visto na Twitch. Aliás, no caso de Apoka, o foco de suas lives é conteúdo tático voltado para os fãs de CS.
"De repente surgiu e pintou a minha oportunidade de fazer esse dia com o Michel. Além disso, nos conteúdos em geral, eu pensei 'bom, isso aqui não tão fazendo muito', então eu peguei essa parte de review que não tão fazendo e vou fazer no meu horário de live. Vou colocar algo um pouco diferente", analisa.
Além disso, Apoka comenta que soube mesclar bem sua atuação anterior à vida de streaming para tornar suas lives únicas. Afinal, conteúdo tático, ainda que escasso, pode ser encontrado na internet. Porém, nem todo conteúdo de análise de CS:GO será feita por um coach que viveu o game por anos em times de ponta do cenário.
"Comecei a fazer pré-jogo, ninguém fazia. Então eu fui começando a pegar o meu nicho, que eu tenho um privilégio, de tanto que eu já trabalhei com o CS, que eu sabia que uma galera também ia ver. Por exemplo, pré-jogo, não tem e eu consigo fazer bem. Eu era coach, eu sabia analisar veto, então eu fui olhando um pouquinho o que não tava rolando para tentar fazer", explica Apoka.
Com lives diárias na Twitch, Apoka continua construindo seu espaço como streamer e analisa que sua "futebolização" de conteúdo foi natural, pelo país em que cresceu, e se considera privilegiado por ter tido um sucesso tão rápido na vida de streamer.
"Bem no começo já foi bom, agora é manter e saber que tem outros lados também.", finaliza o streamer.