Fall Guys é tudo o que a gente precisa nos games em 2020
Salsichinhas coloridas disputam minigames caóticos no maior estilo Olimpíadas do Faustão
Eu sei, não está fácil. Você rala o dia inteiro em plena pandemia, acompanha o noticiário deplorável e mantém (ou tenta manter) o isolamento social. Estamos exaustos, e tudo o que queremos neste momento é passar horas no sofá, relaxar e esquecer um pouco dos problemas.
Por isso, trago uma solução que deve atender a jogadores de todas as idades e de todos os tipos — seja você um gamer hardcore ou de primeira viagem: Fall Guys: Ultimate Knockout. Lançado na terça-feira (4), o título está disponível para PC e PlayStation 4 (assinantes da PS Plus podem baixá-lo gratuitamente até 31 de agosto).
Desenvolvido pela Mediatonic e publicado pela Devolver Digital, o título traz um atrativo a mais para quem assistia televisão nos fins de semana nos anos 1990: Fall Guys parece uma versão digital das Olimpíadas do Faustão, quadro da TV Globo em que pessoas desengonçadas precisavam vencer provas malucas com obstáculos tão bizarros quanto. O participante corria contra bolas gigantes, atravessava pontes, se equilibrava em superfícies estreitas…
Essa anarquia é o coração do jogo, que coloca 60 pessoas aleatórias para disputar minigames, como correr o mais rápido possível se esquivando de obstáculos, arrombar portas, se equilibrar em uma plataforma giratória, proteger sua cauda dourada, roubar ovinhos dos adversários entre outras palhaçadas. Novos desafios devem ser adicionados ao longo do tempo, promete a desenvolvedora.
Os 60 jogadores disputam entre si durante cinco rodadas, cada uma com desafios diferentes. Uma parte é eliminada em cada fase, até restar um único vencedor.
Se a descrição lembra um battle royale, como Fortnite ou Free Fire... você está certo. Mas Fall Guys é diferente: retire da sua imaginação quaisquer trocas de tiros ou violência e, no lugar, coloque bonequinhos fofos e coloridos correndo loucamente em brinquedos infláveis e fazendo sons super engraçadinhos. Sim, é tão bagunçado quanto parece.
A baderna fica ainda mais divertida quando esses personagens, que parecem mini salsichas, se aglomeram. Cria-se um eco de “woo, woo, woo”, alguns tropeçam, outros são arremessados… tudo isso embalado por uma trilha sonora frenética que deixa tudo mais emocionante.
Quando digo que Fall Guys é para todo mundo — inclusive para quem nunca jogou videogame —, me refiro à facilidade de controlar os personagens e entender os objetivos de cada minigame. Além de correr, você só precisa memorizar três botões: o de correr, se arremessar e agarrar. Não pense, porém, que os controles simples tornam o jogo fácil: ele foi projetado para ser desafiador e fazê-lo cair várias e várias vezes. Essa é justamente a graça: dificilmente você vencerá alguma partida, o que o deixa ainda mais tentado a continuar tentando (eu mesmo nem cheguei perto da vitória).
Personalizar sua salsichinha é outra parte que pode atrair crianças, jovens e adultos. Você pode customizá-la com cores vibrantes, estampas e fantasias a fim de se tornar o mais diferentão da partida. Quanto mais você joga, mais pontos você ganha, os quais podem ser utilizados para resgatar outros itens cosméticos. É nessa perfumaria que o jogo pode se destacar: graças à sua abrangência, imagine a diversidade de skins patrocinadas e limitadas que podem chegar no futuro.
Aliás, uma fantasia do Dollynho cairia super bem. Um usuário chegou a dar a sugestão no grupo oficial do game no Discord. Fica a dica, Mediatonic.
Apesar de ser multiplayer e online (só é possível jogá-lo conectado à internet), você não conversa com os outros 59 jogadores. Por isso, a graça de Fall Guys é convidar os seus próprios amigos para um grupo fechado de até quatro pessoas; assim, vocês sempre disputam as mesmas partidas e conversam entre si.
O game, no entanto, ficou devendo um multiplayer local — quando duas pessoas jogam juntos na mesma máquina —, mas a produtora deu a entender que a função pode ser inserida em uma atualização futura. Até que isso aconteça, a velha tática de “morreu, passa o controle” funciona bem: joguei por algumas horas com meu namorado e nós dois demos boas risadas com as falhas um do outro.
Fall Guys ainda conta com algumas arestas a serem aparadas, principalmente em relação ao servidor, que ficou sobrecarregado devido ao grande número de jogadores simultâneos — foram mais de 120 mil no lançamento. O título ainda não é cross-plataform, ou seja, jogadores de PS4 não podem brincar com jogadores de PC, mas a Mediatonic prometeu que já está trabalhando nisso. Entretanto, nada disso deve atrapalhar sua experiência por enquanto.
Pelos R$ 37,99 cobrados na Steam (e pelo brinde aos assinantes da PS Plus em agosto), este game é imprescindível na sua biblioteca. Fall Guys: Ultimate Knockout me fez perceber que tudo o que o brasileiro precisa neste momento é relaxar com algumas salsichinhas caóticas e coloridas em uma Olimpíadas do Faustão digital.
Nota final: ⭐⭐⭐⭐⭐
O repórter jogou o título em um PlayStation 4 Slim.