FIFA 22: O que há de novo no game de futebol
Jogo chega em outubro com muitas novidades, principalmente para as versões PS5 e Xbox Series X/S
A EA divulgou um vídeo de gameplay de FIFA 22, que explica em detalhes os novos recursos e mudanças da próxima edição de sua franquia de futebol. Ao longo de 30 minutos de transmissão, os desenvolvedores falaram sobre anmação, Inteligência Artificial aprimorada, controle de bola aérea e mais novidades.
Entre os novos recursos de FIFA 22, alguns estarão disponíveis apenas para as versões de nova geração do game, disponível para PlayStation 5 e Xbox Series X/S em outubro. Confira o vídeo abaixo e logo depois, as principais novidades:
Animações aprimoradas
O sistema HyperMotion é a grande estrela do novo FIFA, responsável pelas milhares de novas animações de movimento dos atletas em campo. O sistema combina dados colhidos de jogadores em partidas reais com um algoritmo que aplica estes movimentos aos avatares no game.
São mais de 4000 novas animações que afetam o gameplay, além de deixar o jogo com um aspecto mais fluido e natural. O HyperMotion usa 'machine learning' para adaptar os movimentos a cada situação dentro da partida.
Inteligência do time
Os atletas em FIFA 22 são mais espertos, principalmente no tocante ao comportamento da equipe. Cada jogador pode tomar seis vezes mais decisões durante a partida do que nos FIFA anteriores, uma melhoria bem vinda, pois nos últimos jogos os companheiros de times estavam mais estáticos e muitos jogadores vinham se queixando disso.
O comportamento da defesa foi totalmente reescrito para aumentar a marcação por zona e tornar as partidas mais desafiadoras na hora de criar oportunidades para os atacantes.
Batalhas aéreas e controle de bola
As disputas de bolas aéreas parecem mais bem feitas em FIFA 22 e com melhor controle do jogador. O time por trás do game redesenhou as mecânicas de drible, com animações de múltiplos toques para quando o jogador recebe a bola e a leva do ar para o gramado, além de controles de direção mais apurados, principalmente durante as disputas.
Há 400 novas animações para disputas e controle de bola. Espera-se que elas não diminuam a fluidez do movimento nem removam o controle do atleta das mãos do jogador.
Humanização
A EA falou bastante sobre este aspecto do novo game, que é em sua maioria, visual. O jogo tem mais movimentos para os atletas que não estão com a posse da bola, com melhorias na forma que o time se organiza ao redor do jogador. Espere por mais oportunidades de chute e passe, e uma imersão maior durante as partidas do modo carreira. Jogadores famosos terão animações únicas, baseadas em seus movimentos no mundo real.
Outras melhorias
Ao que parece, o goleiro melhorou bastante em comparação com os FIFA anteriores, das animações ao gameplay e tomadas de decisão. A física da bola também continua a ser aprimorada, com ajustes na fricção e outros detalhes que prometem deixar a redonda mais realista.
Há outros ajustes, como a corrida de explosão, que permite que o jogador tenha uma aceleração rápida em curto espaço - mas que pode resultar na perda da posse de bola.
FIFA 22 chega em 1º de outubro para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X/S.