Game & Watch: conheça a história do primeiro portátil da Nintendo
Cobiçado por colecionadores, aparelho nasceu 41 anos atrás e teve nova edição especial anunciada na E3 2021
Entre os diversos anúncios presentes na recente apresentação da Nintendo na E3 2021, houve um que intrigou os fãs da companhia nipônica, sobretudo os mais novos: o lançamento de um Game & Watch temático da série The Legend of Zelda. Por quê um "mini-game" em pleno ano de 2021? A razão é que por trás desse aparelhinho há 41 anos de história que remontam a uma era em que a Nintendo era muito diferente da gigante dos video games que é atualmente.
Transição técnológica e sucesso mundial
Tendo sido fundada em 1889, a Nintendo é uma empresa que não apenas acompanhou, mas que mostrou incrível capacidade de adaptação às transformações ocorridas durante o século XX. Inicialmente uma empresa familiar dedicada à produção de cartas de hanafuda, a partir da década de 1950/60 a Nintendo foi aos poucos se transformando em uma empresa de brinquedos, e posteriormente de brinquedos e aparelhos eletrônicos. O principal mentor dessa transformação foi o brilhante engenheiro Gunpei Yokoi, o homem por trás da criação de várias linhas de brinquedos de sucesso da Nintendo, como o Love Tester e o Ultra Hand.
Na década de 1970, a massificação e o consequente barateamento de componentes eletrônicos, assim como o desenvolvimento da informática, foram levando a Nintendo em direção aos jogos eletrônicos. Inicialmente a companhia investiu em salões de arcades, e depois em 1978, a Nintendo desenvolveu em parceria com a Mitsubishi o Color TV Game 6, o primeiro console da sua história.
O sucesso do Color TV Game deixou claro o caminho que a Nintendo seguiria a partir de então, e Gunpei Yokoi não tardou para dar o passo seguinte.
A história é conhecida pelos fãs da Nintendo, mas vale reprisá-la: em uma de suas viagens de trem pelo Japão, Yokoi viu um executivo entediado brincando com uma calculadora eletrônica, cena que foi a inspiração para que Yokoi pensasse em um video game em miniatura que pudesse atuar como um passatempo para situações como essa. Em 1980, nasceu o Game & Watch.
O Game & Watch era uma combinação irresistível: pequeno, prático e barato, o pequeno console continha um jogo simples em LCD, ao mesmo tempo que exibia a hora e dispunha de um alarme. Divertido e útil ao mesmo tempo, o Game & Watch se transformou em uma linha de "mini-games" de sucesso mundial, que inclusive inspirou imitadores diversos, sendo o Tiger Games um dos mais conhecidos aqui no Brasil:
Game & Watch & History
Para além do sucesso comercial incontestável dos Game & Watch, os mini games também tiveram grande influência sobre a história não apenas da Nintendo como dos videogames. Exagero? Bem, o direcional digital em forma de cruz, um padrão até hoje presente em controles de todos os consoles foi inventado por Gunpei Yokoi e introduzido em 1982 com o Game & Watch "Donkey Kong" da série "multi screen", que como o nome diz, inclui duas telas.
Por falar em duas telas, esse modelo do Game & Watch também foi decisivo na inspiração de outro console portátil, o Nintendo DS, que viria a ser lançado décadas depois, em novembro de 2004.
Penúltimo dos Moicanos
Em 1989 a Nintendo lançou um Game & Watch especial The Legend of Zelda, curiosamente, apenas nos Estados Unidos. Inspirado em Zelda II: The Adventure of Link (lançado em 1988 nos Estados Unidos), o console contava com duas telas e o direcional em cruz presente em outros Game & Watch da série multi screen.
Incrivelmente, dada a simplicidade inata da plataforma, Zelda Game & Watch apresentava um final de jogo, com Link salvando Zelda. O Game & Watch Zelda também foi o penúltimo Game & Watch a ser lançado antes da chegada do modelo original do Game Boy, videogame portátil que conquistaria o mundo nos anos seguintes - mas esta é outra história.
Em 1991, a Nintendo encerrou a história do Game & Watch com "Mario the Juggler", o último Game & Watch produzido pela Big N... até a chegada do novo portátil de The Legend of Zelda, anunciado na E3 deste ano. Quem sabe não veremos outros aparelhinhos no futuro?