Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Games que ficaram no Japão e poderiam chegar ao ocidente

No passado, era comum jogos serem lançados apenas no Japão; conheça alguns tesouros que poderiam ganhar novas versões

18 fev 2022 - 09h48
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Divulgação

Durante o mais recente Nintendo Direct, a Square Enix anunciou um remake de Live a Live, jogo que foi lançado em 1994 para Super NES apenas no Japão. O jogo chegará em julho para Switch e o anúncio fez muita gente se lembrar de outros clássicos cultuados que nunca saíram do arquipélago oriental.

Nintendo revela os próximos lançamentos do Switch; assista:

Aproveitando o anúncio de Live a Live, Game On preparou uma lista com uma série de jogos de RPGs que nunca foram lançados oficialmente fora do Japão, e que certamente mereciam uma nova chance nos consoles modernos, confira.

Bahamut Lagoon

Desenvolvido pela antiga Squaresoft, hoje Square Enix, Bahamut Lagoon é um RPG tático ao estilo do clássico Final Fantasy Tactics, que foi lançado em 1996 para o Super Famicom (como o 16 bits da Nintendo era chamado no Japão) e conta na sua equipe de desenvolvimento com muitos membros importantes da série Final Fantasy, incluindo o criador Hironobu Sakaguchi como supervisor, Kazushige Nojima como diretor e Motomu Toriyama como planejador de histórias. 

O jogo, que tem uma ambientação de fantasia medieval, chegou a ter um lançamento no ocidente anunciado, mas acabou cancelado e o estúdio passou a concentrar seus esforços no desenvolvimento de games para o PlayStation.

Shining Force III: Scenarios 2 and 3

A série Shining Force é bem conhecida entre os fãs do Mega Drive, se apresentando como um ótimo RPG tático. Na era 32 bits a Sega chegou a lançar dois títulos da série para o Saturn, Shining Wisdom (1995) e Shining the Holy Ark (1996), mas ambos tinham um gameplay bem diferentes das estratégias táticas dos antecessores. Atendendo aos pedidos dos fãs, a Sega lançou em 1997 Shining Force III, um RPG tático nos moldes dos clássicos, mas com gráficos tridimensionais.

Shining Force III foi ousadamente ambicioso e foi dividido em três partes (também chamados de cenários), sendo que apenas a primeira foi lançada no ocidente, e as duas seguintes ficando apenas no Japão, lançadas originalmente em 1998 - época em que o Saturn já estava nas últimas. O enredo mostra a história de três heróis cujos destinos estão entrelaçados em um conflito de disputas políticas, influenciados pelo aparecimento da seita maligna de um demônio chamado Bulzome.

Policenauts

Policenauts foi um game concebido pelo hoje conceituado game designer Hideo Kojima, criador de Metal Gear e de Death Stranding, e lançado originalmente em 1994 para o computador japonês PC-98, recebendo posteriormente versões aprimoradas para o 3DO (1995), PlayStation e Saturn (1996).

O jogo segue a linha da "aventura cinemática", mesma mecânica utilizada utilizada em Snatcher, outro game desenvolvido por Kojima anos antes e que chegou ao ocidente em sua versão para Sega CD.

Policenauts tem uma narrativa baseada no gênero scifi e tem como principais referências os filmes da série Máquina Mortífera e animes como Cowboy Bebop e o clássico Akira. A história mostra um investigador que se perde no espaço durante um acidente em um colônia espacial, e é achado congelado (e preservado) 25 anos depois no ano de 2040, e que agora deve investigar um misterioso assassinato.

Fatal Frame: Mask of the Lunar Eclipse

Fatal Frame IV, ou Fatal Frame: Mask of the Lunar Eclipse, é um jogo de terror de sobrevivência lançado para o Nintendo Wii em 2008, dando sequência à série que originalmente estreou no PlayStation 2.

A história mostra cinco garotas que foram mantidas em cativeiro em uma ilha misteriosa, e que anos após o resgate, e ainda sofrendo de amnésia, três delas decidem retornar para a ilha para recordar suas memórias perdidas. O jogo mantém o clima aterrorizante pelo qual ficou conhecido, com uma jogabilidade focada na exploração utilizando uma misteriosa câmera fotográfica e a resolução de quebra-cabeças.

Dragon Quest X

Lançado originalmente para o Wii em 2012, Dragon Quest X é um MMORPG que também ganhou versões para  Wii U, PC, PlayStation 4, Nintendo Switch, Android, iOS e Nintendo 3DS, todos lançados somente no Japão.

Os conceitos de um MMORPG dentro da série começou ainda durante o desenvolvimento do oitavo jogo, progredindo ao lado de Dragon Quest IX. A ideia era tornar a série acessível para fãs antigos e também para recém-chegados, além de lançar conteúdo a longo prazo.

A equipe de desenvolvimento contou com vários veteranos da série, incluindo o diretor Jin Fujisawa, o criador e designer Yuji Horii, o artista Akira Toriyama e o compositor Koichi Sugiyama. A jogabilidade apresenta uma combinação de elementos de Dragon Quest e outros MMORPGs contemporâneos, com combate em tempo real em mundo aberto.

No ano passado a Square Enix revelou que está trabalhando em Dragon Quest X Offline, uma nova versão do jogo com foco no singleplayer e removendo todo o conteúdo MMO. A nova versão tinha lançamento previsto para fevereiro de 2022 no Japão, mas foi adiado para entre junho e setembro. Infelizmente, um lançamento ocidental ainda não foi confirmado.

Phantasy Star Nova

Desenvolvido pela Tri-Ace, Phantasy Star Nova foi lançado em 2014 para o portátil PS Vita, com uma história ambientada no mesmo universo de Phantasy Star Online 2, lançado originalmente em 2012 e que somente recentemente chegou ao ocidente como lançamento oficial.

O game é descrito como tendo um enredo forte e com ênfase no singleplayer, apesar de também ter um modo cooperativo para até quatro jogadores. Como foi lançado originalmente para um sistema portátil, o jogo poderia ser adaptado para o Nintendo Switch, que parece ser a casa perfeita para ele.

A história é ambientada no planeta Machia, onde o uso de energia é inútil. Sem a capacidade de recuperar energia ou atualizar as armas, os jogadores devem sobreviver explorando o planeta e desvendando os mistérios que ele tem a oferecer, tendo que enfrentar as feras gigantes que o habitam.

E aí, já conhecia esses games? Esses são apenas alguns títulos que foram lançados somente no Japão, mas se você conhece outros diga aí para a gente nos comentários!

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade