Anéis de Poder: O que são as terras de Rhûn
Entenda o papel dos reinos do Leste na série da Amazon e em O Senhor dos Anéis
O episódio final da primeira temporada de Anéis de Poder revelou que o misterioso Estranho é um mago Istari e os fãs acompanharam o feiticeiro partindo na companhia de Nori Brandyfoot em direção ao Leste, em busca das Terras de Rhûn. Afinal, o que há nesta região que é muitas vezes citada na obra de Tolkien?
Rhûn é a terra de onde vieram os três cultistas que procuravam pelo Estranho e teriam confundido o Istari com Sauron, seu líder desaparecido. Capturado por eles, o grandalhão descobriu que precisa viajar para Rhûn para encontrar a constelação que está procurando, chamada de "Chapéu do Eremita". Na língua dos povos da Terra Média, Rhûn é conhecida como o Leste e nunca foi mostrada em detalhes, mas é citada em várias obras de Tolkien.
De acordo com os apêndices de O Retorno do Rei (que são parte do material usado pela Amazon para a criação de Anéis de Poder), o Mar de Rhûn fica ao norte de Mordor e ao leste de Rhovanion - a região onde acontecem as aventuras do Estranho e dos Pés-Peludos. Rhûn é bem longe dali, tão ao leste que não aparece em muitos mapas desenhados por Tolkien, mas não menos importante.
Foi em Rhûn que os primeiros elfos surgiram e gerações depois, os primeiros humanos e anões. Muitos elfos decidiram migrar para o oeste, mas uma parte deles, conhecida como Avari, era contra a chamada Grande Jornada e decidiu ficar em Rhûn. Alguns grupos de humanos, como os ancestrais dos Edain e Dúnedain, também traçam suas origens até Rhûn. Entre os heróis conhecidos de O Senhor dos Anéis, Aragorn é um dos poucos que se sabe que viajou até o Leste.
Os anões também têm ligações com esse reino distante: depois que o dragão Smaug tomou Erebor durante a guerra dos Elfos e Orcs, alguns dos anões de Rhûn viajaram para as Montanhas Nebulosas - a região disputada nos dfilmes de O Hobbit.
Servos de Sauron e Morgoth
O Leste é temido por muitos habitantes da Terra Média e com razão: a maioria de seus povos jurou lealdade ao senhor sombrio Morgoth, que também é o mestre de Sauron. Assim, quando surgem sinais do retorno de Sauron, os cultistas saem em busca dele na Terra Média em Anéis de Poder.
Nos livros de J.R.R. Tolkien, é Sauron quem une os povos do Leste para levar a guerra contra os reinos do Oeste tanto na Segunda Era (período de Anéis de Poder) quanto na Terceira Era (período de O Senhor dos Anéis).
Os exércitos do Leste, vindos de Rhûn, aparecem na batalha de Gondor no filme O Retorno do Rei. Além disso, quando o Necromante perde a batalha para o Conselho Branco formado por Gandalf, Saruman, Galadriel e Elrond em O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos, ele foge para Rhûn para se esconder e se recuperar dos ferimentos.
Qual é a ligação entre Rhûn e o Estranho
Em Anéis de Poder, ficou claro que o Estranho é um dos magos conhecidos como Istari e muitas dicas sugerem que se trate mesmo do mais famoso deles, Gandalf, o Cinzento. Como já comentamos antes, há cinco magos Istari na obra de Tolkien: Gandalf, Saruman, Radagast e os dois magos Azuis, Alatar e Pallando - estes dois estiveram na Terra Média na época da série e ambos viajaram para o Leste, assim como Saruman. Gandalf, por sua vez, nunca teve uma viagem para o Leste descrita por Tolkien. De fato, o mago cinzento já disse que "para o Leste eu nunca vou".
Segundo um trecho de History of Middle-Earth (ainda não publicado no Brasil), Gandalf esteve na Terra Média na Segunda Era, antes de sua chegada com Saruman e Radagast - o que parece ter sido o gancho usado pela Amazon em Anéis de Poder, se o Istari for mesmo Gandalf.
O fato de, muitos anos depois, ele dizer que nunca vai para o Leste e o temor que Gandalf tem de Sauron em O Senhor dos Anéis pode indicar que o mago já esteve sim em Rhûn e as coisas não acabaram bem para ele.
Por outro lado, o Estranho pode ser uma versão jovem de Saruman, que ainda não se voltou para o lado sombrio. Gandalf já disse que Saruman era um líder justo e sábio e talvez este seja seu papel nas próximas temporadas de Anéis de Poder.
Com oito episódios, a primeira temporada de Anéis de Poder está disponível na Amazon Prime Video.