Assim como Vini Jr, herói da Marvel sofria racismo em 1980
O super-herói Mancha Solar sofreu ataques de racismo durante partida de futebol.
No último domingo (21) Vinicius Junior, atacante brasileiro do Real Madrid, estava em campo no estádio Mestalla, Espanha, em partida contra o Valencia em jogo válido pelo Campeonato Espanhol, quando sofreu ataques racistas proferidos pela torcida do Valencia.
Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!
O caso gerou bastante revolta e repercussão, mas infelizmente o triste episódio não é o primeiro a acontecer dentro do futebol. Inclusive, nos quadrinhos da Marvel, uma situação similar aconteceu na década de 1980 com um personagem brasileiro. Confira aqui com Game On mais detalhes.
Mancha Solar e o racismo no futebol
O caso revoltante com Vini Junior serviu para o Jamesons, um portal brasileiro especializado em Marvel, relembrar uma história clássica dos X-Men nos quadrinhos, que tem o personagem Mancha Solar como destaque.
Também conhecido como Roberto da Costa, ele é um herói brasileiro negro, natural do Rio de Janeiro e torcedor do Botafogo, criado em 1982 pelo lendário Chris Claremont e Bob Mcleod. Ele foi o primeiro personagem brasileiro da Marvel Comics e já fez parte das equipes dos Novos Mutantes, X-Force e Vingadores. Seus poderes mutantes incluem a absorção de energia solar, capaz de convertê-la em força e resistência sobrehumana, além de poder voar e lançar raios de energia solar.
Roberto manifestou suas habilidades mutantes pela primeira vez durante sua adolescência justamente em um jogo de futebol. Ele era um jogador de nível amador, quando durante uma partida sofre inúmeras agressões verbais e físicas de jogadores brancos adversários.
Confira abaixo alguns trechos da história de origem do Mancha Solar, publicados no Twitter pelo blog Jamesons, canal especializado nas obras da Marvel:
"A riqueza do seu pai não pode mudar a cor da sua pele. Você ainda é um negro - um animal mascarado de ser humano!"
Essa sequência de agressões físicas e verbais despertaram o gene x do Roberto Da Costa, que manifestou poderes mutantes logo em seguida. pic.twitter.com/LjXjqfvD1D
— Jamesons (@SiteJamesons) May 23, 2023
A sequência de agressões dos outros jogadores acabaram despertando os poderes mutantes de Roberto, que ainda dentro de campo se transformou e disparou raios de energia, o que acabou espantando os times e o público do local.
E é triste ver que, mesmo 41 anos após a publicação dessa história, essa realidade ainda acontece nos dias de hoje, como foi o caso do jogador brasileiro do Real Madrid.
Vale lembrar que as histórias dos X-Men, que foram criados em 1963 por Stan Lee e Jack Kirby, sempre abordaram temas como o racismo e preconceito em suas histórias, fazendo um paralelo com a discriminação dos mutantes com as minorias étnicas ou qualquer outro grupo oprimido.
Nos cinemas é aguardado com ansiedade a estreia dos X-Men no Universo Cinematográfico Marvel, desde que a Disney comprou a Fox em 2019.