Attack on Titan: O que esperar da última temporada?
Última parte da temporada estreia em 4 de março na Crunchyroll; relembre os eventos anteriores e prepare-se para o grande final
Haja coração para os fãs de Attack on Titan que desde 2020 estão acompanhando a quarta e última temporada do popular anime, que foi dividida em três partes.
Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!
As duas primeiras já foram transmitidas, com um total de 28 episódios, e finalmente a primeira leva de episódios da terceira parte ganhou uma data de estreia: 4 de março de 2023, na Crunchyroll. E novamente teremos que esperar para finalmente assistir aos momentos finais do anime, com a segunda metade que ainda não ganhou uma data de estreia, mas que deve vir ainda em 2023.
Mas enquanto isso não acontece, bora relembrar com Game On como a história de Eren Yeager e seus companheiros acabou neste momento e o que podemos esperar para os últimos e grandiosos episódios?
O que aconteceu na 4ª temporada?
Criado no mangá em 2009 por Hajime Isayama e posteriormente ganhando uma adaptação em anime em 2013, Attack on Titan é uma das obras mais populares da atualidade, com uma história ambientada em um mundo pós-apocalíptico, onde a humanidade vive dentro de três cidades protegidas por enormes muralhas contra os ataques dos Titãs, seres gigantescos que devoram humanos.
No mangá, a obra de Isayama chegou ao fim no mês de abril de 2021 com o capítulo 139 (e posteriormente umas páginas extras), um final que dividiu opiniões e causou polêmicas entre os fãs. Já o anime encerrou em abril de 2022 a segunda parte da quarta e final temporada, com a produção de 87 episódios ao todo.
Essa temporada nos apresentou com mais detalhes as histórias de Marley e Paradis, as duas nações em conflito na história principal, assim como as origens dos seus habitantes e dos gigantescos Titãs. Paradis está localizada em uma ilha, na qual estão construídas as três gigantescas Muralhas, apresentadas lá na primeira temporada.
Já Marley é uma poderosa nação localizada além dessa ilha e Muralhas, que utiliza a Ilha Paradis como um campo de despejo para seus criminosos Eldianos (ocupantes originais do território, que foram dominados por Marley), transformando-os em Titãs como forma de punição e também para manter as pessoas que lá vivem aprisionadas dentro das Muralhas.
Porém, enquanto a narrativa vai se desenvolvendo, fica difícil definir quem está certo ou errado ou quem é herói e vilão na história, já que tanto os habitantes de Marley quanto de Eldia tiveram ações questionáveis no passado, resultando no extermínio de inúmeras pessoas para construir impérios e conquistar nações - fato esse que cria conflitos dentro dos próprios grupos aliados dos dois lados.
Isso pode ser constatado principalmente nas atitudes de Eren, o protagonista do anime, que de herói passou a ser visto como vilão, capaz de fazer inúmeras coisas terríveis e imperdoáveis. Nos momentos finais do último episódio transmitido, Eren consegue a posse do poderoso Titã Fundador, despertando um exército de Titãs Colossais e comandando todos eles para um genocídio mundial, em um evento conhecido como Estrondo, sendo essas as últimas cenas do episódio 87. Eren vai conseguir destruir o mundo ou algo vai acontecer para impedir que isso aconteça?
O que está por vir
Os próximos e novos episódios de Attack on Titan devem adaptar os capítulos finais do mangá e concluir de forma definitiva a história do anime. Vale lembrar que o final do mangá foi polêmico e não satisfez a todo mundo, com acontecimentos que não agradaram ou que ficaram mal explicados.
No entanto, não se sabe se o anime vai adaptar fielmente o mangá, ou se vai tentar alguma coisa diferente, criando um novo final para a saga de Eren e seus amigos.
Atenção: os próximos parágrafos contêm spoilers do final do mangá, siga por sua conta e risco.
Mas se a história do anime acompanhar o mangá, os fãs podem esperar ver um grande confronto de Eren como Titã Fundador e seu exército de Titãs Colossais contra o grupo da Aliança, formado por vários países aliados.
Apesar de todos os esforços e sacríficios de muitos personagens, Eren leva adiante o seu plano de genocídio mundial e extermina da face da Terra mais de 80% da população mundial. A ameaça de Eren só termina quando Mikasa consegue cortar fora a cabeça do seu antigo amigo.
Com a morte de Eren e o fim da guerra, segue-se uma nova era de paz para os Eldianos que sobreviveram na Ilha Paradis, incluindo os amigos de Eren. Mikasa leva a cabeça de Eren de volta para a Ilha Paradis e a enterra sob a árvore que ele sempre dormia quando era criança.
Muitos anos se passam, Mikasa se casa e constitui uma família, mas ela sempre continua visitando a árvore-túmulo de Eren, até o dia da sua morte.
Há um outro salto temporal de vários anos no futuro, quando é revelado que os 20% do mundo que sobreviveram ao massacre feito por Eren, estiveram esse tempo todo se desenvolvendo e se preparando para se vingar, liberando um novo ataque que destruiu completamente Paradis.
Após a destruição da ilha e mais um salto temporal, é mostrado que a árvore onde Eren foi enterrado cresceu absurdamente e está muito parecida com a árvore onde Ymir adquiriu um parasita e se transformou no primeiro Titã, séculos atrás.
As últimas cenas mostram uma criança se aproximando da entrada da árvore, deixando em aberto a possibilidade de uma nova era de Titãs recomeçar e que um novo ciclo de guerras, destruição e morte comece novamente, perpetuando um ciclo de ódio que parece não ter fim.
E aí, preparado para acompanhar os episódios finais de Attack on Titan? O que você achou do final do mangá? Deixe sua opinião nos comentários!