Caçadores de aventura: 4 jogos para você que gostou de Indiana Jones
Uncharted e Tomb Raider são franquias ideais para quem é fã do arquéologo
No último mês, os fãs do arquéologo mais famoso da cultura pop puderam comemorar o retorno aos cinemas com Indiana Jones e a Relíquia do Destino. Com tamanha fama, o personagem de Harrison Ford também influenciou produções fora das telonas.
Neste contexto, o Game On separou cinco jogos de aventura para quem gosta da pegada de Indiana Jones.
Uncharted
A franquia Uncharted é praticamente Indiana Jones no mundo dos games, logo não daria para citar só um dos jogos da série. Aliás, a semelhança é tanta que até mesmo a personalidade de Nathan Drake parece bastante com a do Dr. Jones.
Para quem não conhece os jogos, em Uncharted a gente controla Drake, que é um arquéologo pouco usual. Isso porque ele não é um professor ou coisa do tipo, mas sim um malandrão que gosta de caçar tesouros que a maioria do mundo considera que são apenas lendas.
Nos games de Uncharted Nathan Drake vai explorar diversas catatumbas lotadas de armadilhas, enquanto corre contra o tempo para achar os tesouros antes que alguns inimigos bem sinistros. Te lembrou alguma coisa? Pois é, se você é apaixonado com Indiana Jones, Uncharted é parada obrigatória no mundo dos jogos.
Tomb Raider
Antes mesmo de Uncharted aparecer nos videogames, Tomb Raider marcou uma geração por ser um game parecido com o mundo dos filmes de Indiana Jones. Não à toa, já tentaram replicar o jogo nas telonas algumas vezes, a primeira delas com Angelina Jolie.
Os games exploram a arquéologa Tomb Raider, que adora procurar tesouros impossíveis de se alcançar. A consequência disso é que ela tem que explorar tumbas e ruínas mortíferas atrás de peças arqueológicas de valores gigantescos.
O primeiro jogo de Tomb Raider surgiu em 1998, mas a franquia ganhou uma nova proporção quando recebeu uma trilogia para as gerações mais recentes de consoles. Com gráficos atualizados, a gameplay tem um bom balanço entre ação e exploração e acertou em cheio com os fãs de jogos de aventura.
Assassin's Creed
Assassin's Creed não é bem sobre arquéologos, mas é uma das franquias mais famosas do mundo e uma das favoritas dos fãs de games de aventura. O primeiro jogo foi lançado em 2007 e, desde então, a série já recebeu dezenas de entradas.
O foco de Assassin's Creed não é encontrar tesouros lendários e perdidos. Mas, mesmo tendo uma gameplay mais voltada para a ação furtiva, os jogos possuem várias ruínas e templos que você irá explorar para progredir na narrativa.
Na verdade, alguns dos jogos até tem sim artefatos lendários que você tem que localizar, mas a pegada arqueológica da franquia Assassin's Creed nem se compara com outras séries como Uncharted e Tomb Raider.
Horizon
A franquia mais recente desta lista, Horizon chegou em 2016 como exclusivo do PlayStation 4 e conquistou a crítica e o público. Assim como Assassin's Creed, a história dos jogos de Horizon não focam em arquéologos explorando tesouros antigos.
Contudo, neste caso, a exploração também é parte importante do jogo, uma vez que a narrativa é de um futuro distópico onde o mundo foi dominado por criaturas que são praticamente dinossauros robôs. E é aí que Horizon agrada aos fãs de aventura, uma vez que a protagonista, Aloy, irá explorar as ruínas do mundo antigo, para descobrir informações importantes para a história do game.
Horizon se diferencia dos outros jogos nessa exploração porque os locais que Aloy visita são estruturas e prédios parecidos com os do mundo que conhecemos hoje, mas que foram abandonados pela destruição das criaturas robóticas.