Como Akira Toriyama criou um dos monstros mais famosos dos games
Inimigo de Dragon Quest tem um design carismático e uma origem curiosa
Simples como uma gotinha d'água mas ainda assim um dos inimigos mais conhecidos dos RPGs japoneses, Slime é símbolo e presença certa nos jogos da franquia Dragon Quest e carrega uma curiosa e interessante história por trás de sua criação.
E ela envolve uma lenda chamada Akira Toriyama, que faleceu no início de março aos 68 anos, não sem antes deixar um legado irretocável.
Um acordo histórico
Desde o primeiro título publicado em 1986, Dragon Quest permanece como a franquia de JRPG mais importante e influente do Japão. Além de ter sido um dos primeiros casos de sucesso a converter as aventuras de RPGs de tabuleiro para os videogames, muito da fama de Dragon Quest se deve ao seu icônico design de personagens, fruto da criatividade e talento de Akira Toriyama.
Na época, Toriyama já era famoso pelos mangás Dr. Slump e Dragon Ball, o que levou a Enix a fechar um acordo com a Shonen Jump, a editora de mangás mais popular do Japão: o mangaká produziria as ilustrações do Dragon Quest e, em troca, a Enix cederia materiais exclusivos do jogo em produção. Foi uma tacada de mestre: já em seu primeiro título para Famicom, Dragon Quest fez um sucesso colossal em todo o Japão, e até hoje os designs de Toriyama são parte fundamental disso – para se ter uma ideia do tamanho do sucesso, Dragon Quest já superou a marca de 88 milhões de cópias vendidas.
A gota no oceano
Curiosamente, o design de personagens de Akira Toriyama, com seu estilo inconfundível e com seu carisma único, deu origem a um personagem absolutamente simples mas ao mesmo tempo inesquecível: Slime.
Primeiro inimigo que o jogador enfrenta em todos os jogos da franquia Dragon Quest, o Slime, com seu sorriso adorável e formato de gota d'água, tem uma origem curiosa. Yuji Horii, criador de Dragon Quest, inicialmente se inspirou em RPGs de computador americanos, como Ultima e Wizardry, que apresentavam, ainda que com extrema simplicidade gráfica, bestiários bastante assustadores.
Influenciado por esses jogos, Horii fez uma série de esboços e os passou a Toriyama, para que ele desse "seu toque". E foi aí que toda a genialidade do mangaká se fez presente: ele transformou o inimigo amorfo, parecido com uma simples geléia, em um dos personagens mais reconhecíveis dos videogames.
Conforme a franquia Dragon Quest foi evoluindo, o Slime ganhou novos designs e variações. Hoje, ele estampa uma miríade de produtos derivados, tal qual os heróis protagonistas dos jogos. Um elemento indissociável dos jogos Dragon Quest.
Conforme a série Dragon Quest foi progredindo, o Slime foi ganhando novos designs e variações, e hoje estampa uma miríade de produtos derivados. Tal qual os heróis que protagonizam os jogos, Slime é um elemento indissociável dos games Dragon Quest.