Como Jedi: Fallen Order e Survivor expandem universo de Star Wars
Jogos da EA e Respawn estão disponíveis no Game Pass e mostram o lado mais sombrio do Império Galáctico
Em 2019, a EA, em parceria com a Respawn, publicou Jedi: Fallen Order, um game de Star Wars que começa a jornada de Cal Kestis, um dos últimos Padawan existentes no universo. O título foi um sucesso e ganhou uma sequência em 2023, Jedi: Survivor. Mas como estes jogos se encaixam e expandem o universo de Star Wars?
Ambos exploram a jornada de Cal Kestis, desde que o padawan sobreviveu a Ordem 66, o terrível mandado que executou todos os Jedi da galáxia. Neste contexto, conhecemos Kestis como um dos poucos sortudos que escaparam do massacre. Vivendo como sucateiro e escondendo suas origens e poderes, o protagonista desta aventura será descoberto e terá que fugir de Sith que querem assassiná-lo.
Período pouco explorado da saga
Por se passar em um período onde a Ordem Jedi acabou de ser massacrada, os games da Respawn expandem o universo de Star Wars em um período que antes não havia sido tão explorado. Os dois títulos trabalham bem para construir um contexto político onde a Aliança Rebelde irá surgir e se estabelecer.
Para os fãs de filmes como Rogue One, os dois jogos adicionam bastante à trama. Isso porque eles trazem, por exemplo, o personagem de Saw Gerrera, que foi mostrado no filme como um rebelde extremista muito importante para a causa.
Em Jedi: Survivor, a importância de Cal Kestis fica ainda maior para a causa, uma vez que se tornou um Cavaleiro Jedi. Entretanto, os jogos trazem uma perspectiva nova, já que o protagonista teve seus poderes moldados em meios muito pouco formais. Assim, ambos títulos conseguem ter um ar de refresco, com um Jedi mais desprendido de regras.
Fallen Order e Survivor são canônicos?
O universo criado por George Lucas em 1977 se expandiu muito desde então. Ele conta com filmes, jogos, quadrinhos e livros, que eram todos considerados canônicos - era o chamado Universo Expandido de Star Wars - até a aquisição da Lucas Film e de Star Wars pela Disney. A partir deste ponto, quase todas as obras anteriores deixaram de ser consideradas oficiais para a saga.
Desde então, algumas obras passaram a integrar o universo oficial da franquia, com seus personagens e acontecimentos 'valendo' para a história de Star Wars. No caso dos jogos, tanto Jedi: Fallen Order quanto Jedi: Survivor, o enredo e elementos apresentados pela Respawn são considerados canônicos.
Na cronologia oficial de Star Wars, os dois jogos se passam entre os filmes Episódio III: A Vingança dos Sith e Rogue One. Eles exploram acontecimentos após a execução da Ordem 66 e a construção de elementos que fortalecem a Aliança Rebelde.
A saga terá mais jogos?
A expansão do universo de Star Wars através da saga de jogos Jedi irá continuar e o desenvolvimento do terceiro e último game já está em produção. Esta informação foi confirmada em 2023 por Cameron Monaghan, intérprete de Cal Kestis nos dois jogos lançados.
O terceiro capítulo irá finalizar a história do protagonista, que se tornou peça importante nos conflitos deste universo. Apesar de ser canônico, vale ressaltar que os dois primeiros jogos foram bem recebidos pelos fãs de Star Wars sem precisar recorrer à personagens conhecidos da franquia.
Com a produção de conteúdo deste universo cada vez maior, é possível que o último jogo abra portas para ligar futuras séries, animações ou outros games. Atualmente, Star Wars pertence à Disney e o streaming da empresa, Disney +, conta com diversas produções da franquia.
Star Wars Jedi: Fallen Order e Survivor estão disponíveis para PC e consoles PlayStation e Xbox. Ambos os games estão no catálogo do EA Play, que também faz parte do Game Pass Ultimate.