Como um RPG salvou Star Wars do esquecimento
Jogo ao estilo Dungeons & Dragons manteve a franquia viva depois da primeira trilogia
Pode parecer difícil de acreditar, mas em meados dos anos 1980, houve um período em que Star Wars não recebia tanta atenção e perigava cair no esquecimento - se não fosse por um RPG de mesa ao estilo Dungeons & Dragons.
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Após o lançamento de O Retorno de Jedi, a trilogia Star Wars (que ainda não era a 'Primeira Trilogia' ou a 'Trilogia Clássica') estava completa, já tinha saído do circuito de cinema e chegado às locadoras de VHS. Em 1978, um especial de Natal foi exibido na TV nos EUA e Canadá e... acabou. Hollywood não tinha planos para novos filmes, não existiam séries de TV com personagens secundários e nem sequer versões do diretor, remasters, nada disso.
Só restavam os brinquedos, bonecos de ação e outros produtos infantis, que sem um filme novo para aquecer as vendas, também não valiam tanto. A West End Games, editora de jogos de RPG de mesa tinha se dado bem ao licenciar um jogo dos Caça-Fantasma e decidiu adquirir a licença de Star Wars para um RPG - e chegou a considerar arriscado, pois era 'uma licença morta', como descreveu Bill Slavicsek, um dos responsáveis pelo projeto, em entrevista à revista Rolling Stone.
A West End acabou pagando US$ 100 mil pela licença de Star Wars e a Lucasfilm tinha interesse no produto. "O projeto de George Lucas era para nove filmes", disse o designer do RPG de Star Wars, Greg Costikyan ao site Glixel. Mas a Lucasfilm sabia que a saga estava 'congelada em carbonite' por um tempo e viu o valor de um RPG de mesa para mantê-la viva na mente dos geeks.
Foi assim que em 1987 o jogo Star Wars: The Roleplaying Game chegou às lojas especializads dos EUA, pronto para encarar um mercado bastante competitivo, dominado pelos muitos mundos da fantasia medieval de Dungeons & Dragons, mas com jogos bem estabelecidos em outros gêneros como ficção-científica e terror.
Universo expandido
O jogo de Star Wars teve uma boa recepção entre os jogadores de RPG, o que surpreendeu até a Lucasfilm. O RPG foi um dos responsáveis pelo surgimento do 'Universo Expandido', série de livros, quadrinhos, games e animações que, na época, eram todas consideradas obras canônicas. Foram essas obras que trouxeram o interesse do público de volta para a guerra nas estrelas entre Jedi e Sith, Aliança e Império, até a chegada da segunda trilogia aos cinemas.
Muitas dessas obras foram influenciadas por Star Wars: The Roleplaying Game e usaram os módulos do RPG de mesa como material de referência. Isso inclui tanto as HQs e livros quanto animações como Star Wars: Rebels. Um bom exemplo é o romance Herdeiro do Império, primeiro romance de Star Wars do escritor Timothy Zhan, que usou o módulo básico do RPG como fonte para desenvolver seu cenário, situado após O Retorno de Jedi, último filme disponível na época.
O autor Bill Slavicsek se tornou uma autoridade em Star Wars, e além do RPG, escreveu várias edições do Guia para o Universo Star Wars. Ele também passou pela Wizards of the Coast, onde atuou na direção das terceira e quarta edições de Dungeons & Dragons e também foi designer do Star Wars RPG baseado no sistema D20 Modern. Slaviscek eventualmente migrou para o mundo dos jogos digitais, como designer de conteúdo do MMORPG The Elder Scrolls Online, da Zenimax.
No Brasil, uma das edições do Star Wars RPG da Wizards of the Coast, intitulada Star Wars: Fronteira do Império, foi publicada pela Galápagos Jogos em 2017. A próxima edição do jogo, que segue o mesmo nome ('Edge of the Empire') foi anunciada em 2021.