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Entenda como funcionam os jogos do BBB

Especialista aponta pilares que devem ser seguidos na hora de estruturar desafios

10 fev 2023 - 16h31
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Especialista analisa provas do BBB 23
Especialista analisa provas do BBB 23
Foto: Divulgação/Globo / Pipoca Moderna

Um dos grandes atrativos do Big Brother Brasil (BBB) são as provas que o programa apresenta, em que os participantes disputam prêmios como liderança da semana, imunidade, ou até mesmo uma fuga do temido paredão. Mas será que o reality show está otimizando seus desafios ao máximo para trazer provas bem estruturadas?

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O Game On teve a oportunidade de conversar com Mauro Berimbau, especialista em gamificação da GoGamers, para que ele fizesse uma análise profissional das provas do BBB 23. Mauro também esclareceu alguns dos pilares que devem ser seguidos na hora de criar uma estrutura gamificada que irá propor algum tipo de competição para os participantes.

Game design e programas de auditório

Apesar de parecerem tópicos completamente diferente, Mauro começa apontando que o game design casa muito bem com a ideia de programas de auditório. Segundo ele, quando desafios estão em voga, o design daquela atividade deve ser muito bem pensado e estruturado.

"Quem estuda game design, enxerga esses elementos e pensa 'poxa, esse jogo podia ter mais estratégia, podia envolver mais habilidade'. Então a gente enxerga essas mecânicas por trás e enxerga também o que os designers da atividade por trás estão querendo fazer ali naquele momento", fala Mauro.

De acordo com Mauro, o processo de game design é parecido principalmente no olhar. Ele explica que o objetivo da experiência deve ser sempre o guia na hora de estruturar um game, seja ele eletrônico ou fora deste escopo.

"A gente tem que tomar um cuidado no olhar para qualquer tipo de jogo, para não perder o foco do objetivo da experiência como um todo, que é igual ao processo em games também. Por exemplo, a gente quer fazer um jogo super simples, hiper casual de celular. Aí vamos colocar 25 mecânicas diferentes que você pode explorar, etc. Aí não dá, já ficou complicado", aponta.

As provas do BBB são eficientes?

Para ver na prática o olhar de um game designer no BBB, enviamos para Mauro, Fernanda Kushima e Fernando Matijewitsch, também da GoGamers, a estrutura das duas primeiras provas do líder da atual edição do programa. Curiosamente, para eles, uma delas funciona muito bem e a outra não.

Mas, antes, ele apontou algumas das lógicas que devem ser seguidas na hora de trabalhar game design como um todo: "As três mecânicas principais (utilizadas), estratégia, sorte e habilidade, são três formas em que é possível a gente organizar ou categorizar dinâmicas, grandes blocos de jogos, nesse tipo de estrutura", explicam.

Primeira prova

A primeira prova do Líder do BBB 23 foi no formato favorito do público: resistência. Feita em duplas, os jogadores ficavam de frente para um telão, com um botão para apertar cada vez que um produto Globoplay aparecesse na tela. Caso apertassem no momento correto, os jogadores iam para um espaço de descanso. Se apertassem no momento errado, iam para um espaço de castigo. Se apertasse antes do sinal, a dupla era eliminada.

De acordo com a análise dos especialistas, esta foi uma prova que testou a habilidade de prontidão. Entretanto, eles apontaram que não houve uma relação forte do produto que patrocinava a prova (Globoplay), com o desafio em si. Afinal, ser um produto Globoplay não fazia diferença na mecânica do jogo.

Eles apontam que a principal falha deste jogo foi este, a integração entre marca e prova: "Como jogo, eu acho que essa integração temática que eles estão propondo, falhou aqui", foi o veredito final. Mauro, de bate-pronto ainda apontou um exemplo do que poderia funcionar melhor, mas sempre reafirmando que não sabe dos trâmites organizacionais da Rede Globo.

"Será que não daria para fazer, por exemplo, na hora que tocar o alarme, aparece uma mensagem na tela: Programa da Ana Maria Braga e você tem cinco minutos para cozinhar um negócio, cozinha de brincadeira", exemplifica.

Segunda prova

Na segunda prova, a temática era simples. Para promover o novo Montana, da Chevrolet, a primeira etapa consistiu em duplas que precisavam acertar uma bolinha no alvo para conseguir peças. Estas peças, então, eram entregues a um segundo jogador que deveria passar por dentro do carro, utilizando o banco de trás para serem encaixadas no bagageiro do Montana, que é um dos trunfos do carro, de acordo com a Chevrolet.

Na segunda parte, a dupla vencedora teria que disputar entre si, através de uma prova de sorte. Eles deveriam escolher chaves disponibilizadas para tentar fazer o carro funcionar. Aquele que acertasse a chave primeiro, levava a prova e também o carro zero.

Para os analistas, esta prova do Líder funcionou como um belo exemplo de estrutura gamificada e desafiadora. Isso porque as duas etapas acabaram unindo as três mecânicas principais: habilidade para acertar a bola ao alvo, estratégia na hora de separar qual pessoa da dupla faria qual função e sorte na hora de escolher a chave correta.

Além disso, o desafio também foi responsável por uma boa integração destas mecânicas com o produto que a patrocinadora pretendia exibir em horário nobre. Afinal de contas, a primeira etapa serviu para demonstrar o carro como espaçoso em seus bancos traseiros, além de dar destaque para o bagageiro grande.

Fonte: Game On
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