Fallout: Entenda como o mundo acabou na série e nos games
As bombas nucleares marcam o início da Grande Guerra em Fallout, mas quem foi o primeiro a lançar os mísseis?
Fallout da Amazon Prime Video revela que a Vault-Tec teve parcela de culpa no holocausto nuclear que iniciou todas as aventuras. O evento ocorreu em diversas regiões dos Estados Unidos.
A cena inicial de Fallout mostra o exato momento em que as bombas nucleares caíram em solo americano. Este evento, conhecido como “A Grande Guerra” durou cerca de duas horas e foi responsável por destruir a Terra de forma irreparável, gerando o cenário apocalíptico que conhecemos na franquia.
Mas afinal, como isso aconteceu? Quem foi que disparou a primeira bomba nuclear? Embora existam muitas informações nos jogos, a série da Amazon Prime Video traz luz para essa pergunta que atormenta os fãs.
Tensões políticas
No universo alternativo de Fallout, as potências militares dos Estados Unidos da América e da China participavam de uma guerra para obter os últimos recursos disponíveis na Terra. Como era uma guerra total, ambos os lados estavam sob constante ameaça nuclear, o que recaía sobre todos os seus aliados espalhados pelo planeta.
Durante a guerra sino-americana, muitas atrocidades foram cometidas em prol do progresso e de suas respectivas bandeiras, incluindo o primeiro uso registrado das famosas Power Armors, que foram lançadas durante a batalha de Anchorage no Alaska pelo exército americano.
A guerra, que teve inicio no ano de 2066, se estendeu até outubro de 2077. Em um sábado, pelo horário da manhã, os alarmes de defesa dos Estados Unidos sinalizaram o fim dos tempos, marcando a vinda de diversas bombas nucleares em todo o território nacional.
Aqueles que foram sorteados ou que tinham renda o suficiente buscaram abrigo nos refúgios da Vault-Tec, enquanto o restante da população sofria com o holocausto nuclear.
Quem foi o responsável?
Até o lançamento da série no Amazon Prime Video, a resposta para essa pergunta era ambígua. Os arquivos de textos e diálogos nos jogos deixavam a culpabilidade da Grande Guerra em aberto, com fãs criando diversas teorias que responsabilizavam os Estados Unidos, a China e também apontavam na direção das corporações como a Vault-Tec e a Rob-Co, entre outras, que estão entre as principais facções de Fallout.
Em uma das cenas do episódio final da primeira temporada, o espectador acompanha a espionagem de Cooper Howard (Walton Goggins) na Vault-Tec, que tinha dúvidas sobre o envolvimento de sua esposa nos planos da empresa e acaba confirmando a teoria de que a corporação responsável pelos abrigos nucleares teria sido responsável pelo conflito nuclear.
Basicamente, a Vault-Tec apenas encontrará lucro se a guerra sino-americana continuar ativa. Com o avanço de conversas de paz entre os líderes mundiais, a Vault-Tec se sentiu ameaçada em perder sua vantagem, principalmente por conta do investimento bilionário na criação dos refúgios espalhados pelo país - sem uma guerra atômica, o contrato com o governo poderia ser cancelado!
Howard, por meio de uma escuta, ouve sua esposa, considerada líder dentro da Vault-Tec, sugerir aos seus parceiros comerciais que eles mesmos lançassem as primeiras bombas nucleares.
Por mais que a série não mostre a Vault-Tec de fato virando a chave e lançando todos os mísseis nucleares, fica evidente que a empresa teve uma parcela de culpa no advento do holocausto nuclear que iniciou todas as aventuras no universo de Fallout - e pode até ter repetido a dose anos depois, sobre a capital da New California Republic!
Com oito episódios, Fallout está disponível no streaming Amazon Prime Video.