Fallout: qual é o significado do “joinha” feito pelo Vault Boy?
O icônico joinha teve o seu significado oficial revelado na série da Amazon Prime Video
O Vault-Boy é o mascote de Fallout, sendo estampado em quase todo material promocional dos jogos e também do seriado da Amazon Prime Video. O boneco, que representa um rapaz sorridente, loiro e branco, é comumente visto fazendo um simples “joinha” com o braço estendido e dando uma piscada marota.
Mas por um bom tempo, os fãs da franquia teorizavam que o joinha tinha um significado muito mais sombrio: seria uma maneira de identificar a distância de uma explosão nuclear e descobrir se ainda dava tempo de tentar escapar. Mas será que é isso mesmo? A série da Amazon Prime aborda esta teoria e também dá a sua versão sobre o gesto. Entenda!
A importância do joinha
Na primeira cena de Fallout, acompanhamos Cooper Howard (Walton Goggins) trabalhando como um animador de festa infantil. Minutos antes do bolo de aniversário ser cortado, a filha de Howard pede para que o pai explique o significado do joinha, uma ação famosa que remete o passado do ator, que já foi um astro de filmes de caubói, e sua relação com a Vault-Tec.
Howard explica para sua filha que, no seu tempo servindo pelo exército americano, os soldados eram ensinados a estender o braço e fazer o sinal de joinha caso uma bomba nuclear explodisse. Basicamente, se o cogumelo formado após a explosão ser maior que o polegar, não há nenhuma chance de escapar da morte. Mas, se o cogumelo for melhor, a pessoa é instruída a correr o mais longe possível.
Essa explicação dada na série bate com a teoria de fãs que existe há muitos anos. Porém, nos jogos, o joinha tinha uma explicação mais simplificada - e que é a mesma abordagem apresentada por Cooper em um flashback dos seus dias como garoto-propagnada da corporação!
Nos jogos
Apesar de não existir nenhum documento oficial dentro dos jogos que explicasse o mascote da Vault-Tec, os desenvolvedores por trás dos Fallout originais afirmaram que o joinha era apenas uma forma de replicar a atitude positiva do personagem. O Vault-Boy é uma figura cartunesca propagado pela Vault-Tec para espalhar uma imagem de inocência e patriotismo aos americanos.
Como a empresa é focada em criar refúgios debaixo da terra no caso de uma guerra nuclear, eles precisaram encontrar um boneco que retirasse o medo dos potenciais compradores, e que também pudesse ser utilizado para proferir mensagens positivas de entusiasmo e motivação.
Os moradores dos refúgios buscam se espelhar no querido Vault-Boy em praticamente tudo que fazem, desde os seus afazeres dentro do refúgio até nas questões pessoais e sexuais. O sorridente boneco serve como um reflexo da esperança para aqueles que buscam repopular a terra após o “fim” do holocausto nuclear, e mantém a chama da ingenuidade americana acesa até nos piores dias.
O importante é que, mesmo que este seja o significado por trás do Vault-Boy nos jogos, a nova informação sobre o famoso joinha não remove as implicações do mascote. Esta foi apenas mais uma maneira genial de expandir o universo pré-guerra de Fallout, que é pouco explorado nos jogos.
Com oito episódios, Fallout está disponível no streaming Amazon Prime Video.