Magic: the Gathering recebe coleção de Dr. Who em 13 de outubro
"É o maior número de cartas novas que já inserimos em um deck Commander", diz designer de Magic sobre expansão inspirada em Doctor Who
Um dos maiores sucessos da TV Britânica, Doctor Who é o tema da próxima expansão de Magic: The Gathering. A série, que fez sua estreia na BBC em 1963, dará forma a novos decks de Commander, que trarão Doutores, companheiros, inimigos e até sagas e magias inspiradas nos episódios mais marcantes.
Ao todo, serão quatro novos decks de Commander, além de pacotes de colecionador e entregas do Secret Lair no estilo Doctor Who. O lançamento global acontece em 13 de outubro.
As explosões do passado
Em 1963, o primeiro episódio de Doctor Who foi ao a, e o deck Blast from the Past traz, justamente, esses anos iniciais da série, a chamada Era Clássica, de volta. É um deck focado na mecânica Histórico, vista pela primeira vez em 2018 e que encoraja jogadores a jogar várias criaturas lendárias.
Blast from the Past é um deck verde, branco e azul. Embora seja liderado pelo The Fourth Doctor — que tem ao seu lado a companheira Sarah Jane Smith — o deck tem os oito primeiros Doutores, cada um com o respectivo companheiro ou companheira. Os companheiros têm a habilidade especial Companheiro do Doutor, que permite tê-las também como comandante do deck, desde que ao lado de um Doutor. Ou seja, será possível colocar o Doutor lado a lado com seus companheiros icônicos, ou até mesmo criar novas combinações com diferentes fases da série.
Segundo James Page, gerente da marca Doctor Who na BBC, com quem o Game On conversou, “é emocionante ver Doutores como William Hartnell até Paul McGann em um só lugar, além de tantos de seus companheiros icônicos juntos. Ao assistir às aventuras clássicas, que são tão, tão emocionantes, percebemos que grande parte da iconografia da série veio dessas histórias. E está tudo aí. Então, é incrível ver essas cartas ilustradas e ver nossos personagens favoritos nelas”.
Outros decks
Blast from the Past é apenas um dos quatro decks de Commander da colaboração. O segundo deles é Timey-Wimey, um deck descrito como “a grande bola de um barato muito doido de espaço-tempo”. Timey Wimey é liderado por The Tenth Doctor – um dos mais populares protagonitas da série, interpretado pelo escocês David Tennanta – e por sua companheira Rose Tyler.
Ambos dão o tema de manipulação temporal ao deck, que carrega as cores azul, vermelho e branco, e traz uma mecânica inédita ao jogo, a de Viagem no Tempo. Timey-Wimey dá destaque para as jornadas do The Ninth, Tenth e Eleventh Doctor, bem como outros personagens, mundos, histórias e muitos easter eggs de suas eras.
Paradox Power e Masters of Evil completam a lista de novos decks de Commander de Magic: The Gathering — Doctor Who. Paradox Power aposta na natureza selvagem do tempo e dá destaque aos The Twelfth e Thirteenth Doctors e à mecânica Paradoxo, enquanto Masters of Evil dá destaque aos vilões mais marcantes de toda a série, focando nos Daleks, Ciborgues e nas muitas encarnações do Mestre. O tema deste último é a mecânica Escolha Vilanesca, que exerce pressão sobre os oponentes ao fazê-los escolher entre duas opções.
A maior expansão Commander já feita
“Existem 50 novas cartas nova em cada baralho, que é o maior número de cartas novas que já inserimos em um deck Commander”, explica Gavin Verhey, designer principal de Magic para Doctor Who. “Queríamos cobrir o máximo possível da série, então vocês verão muitas cartas novas. Quero dizer, há mais cartas novas neste produto do que existem em alguns conjuntos pequenos”.
Todas essas cartas reproduzem um pouco da grandeza de Doctor Who, embora ainda possamos ver mais no futuro. Dona de 26 temporadas, a série marcou, e marca, diversas gerações de fãs. E para colocar isso na mesa, a Wizards of the Coast foi muito além de trazer Doutores, companheiros e vilões, e usou alguns episódios marcantes para criar novas cartas de saga e lugares icônicos que ambientam a série para criar os cards de plano, por exemplo.
Tantas novas informações podem intimidar novos jogadores. Embora, nas palavras do próprio Verhey, Commander seja um “formato assustador para começar”, os desenvolvedores estão confiantes no apelo de Doctor Who para trazer novatos ou motivar a volta de alguns que já estejam afastados do card game há algum tempo.
Esse mesmo apelo foi visto na expansão criada em colaboração com O Senhor dos Anéis e até mesmo com a colaboração com Warhammer 40.000, uma franquia mais nichada: “Com o Senhor dos Anéis, nosso conjunto que lançado há alguns meses, vimos pessoas vindo pela primeira vez ou voltando ao Magic. Achamos que isso provavelmente acontecerá também com Doctor Who”, diz Gavin Verhey.
“E com os decks de Warhammer, vimos muita gente chegar porque eram fãs daquele universo. Realmente espero que em Doctor Who vejamos o mesmo. Sou um grande fã de Doctor Who, e já imagino os fãs de Magic ficarem tipo: ‘o que essa carta faz e por que ela faz isso?’. E acho que os fãs de Doctor Who poderão explicar isso”, completa.
“Eu apenas posso dizer que estou muito animado para isso. Nem preciso dizer o quão linda são as artes. É uma colaboração tão divertida e é um sonho para mim trabalhar nisso e ver isso ganhar vida”, finaliza o designer.
Magic: The Gathering — Doctor Who será lançado globalmente em 13 de outubro.