Pantera Negra 2: Namor era um vilão nos quadrinhos?
Personagem submarino estreia no Universo Cinematográfico Marvel
Pantera Negra: Wakanda Para Sempre é sequência do longa-metragem de sucesso de 2018 e já está em cartaz nos cinemas brasileiros, e entre os seus destaques traz a estreia do personagem Namor (interpretado pelo ator mexicano Tenoch Huerta), o Príncipe Submarino, no Universo Cinematográfico Marvel (UCM).
Mas quem é Namor, apresentando como um dos grandes antagonistas de Wakanda e seus habitantes, que além disso possui poderes e habilidades muito semelhantes ao herói Aquaman (Jason Momoa) da rival DC Comics? Tire essas e outras dúvidas sobre Namor aqui com Game On.
Origem do Namor
Namor, o Príncipe Submarino, é um dos personagens mais antigos da Marvel Comics, sendo criado em 1939 pelo escritor-desenhista Bill Everett - e dois anos antes do surgimento de Aquaman. Criado como um anti-herói com bons ideiais, suas origens estão relacionadas à lendária Atlântida, ilha que afundou há milhares de anos, em decorrência de um cataclismo geológico, de acordo com a mitologia grega.
Após a Segunda Guerra Mundial e durante as décadas de 1940/50, o mercado de histórias em quadrinhos de super-heróis estava em baixa, o que fez com que a Marvel deixasse de publicar vários personagens, entre eles Namor.
O personagem só voltou a aparecer no início da década de 1960 nas histórias do Quarteto Fantástico, quando Stan Lee e Jack Kirby começaram e reviver o gênero de super-heróis nos quadrinhos da Marvel Comics.
Poderes e Habilidades
No universo Marvel, Atlântida (ou Atlântis) é uma civilização submersa que odeia os habitantes da superfície e por isso vive oculta para o resto do mundo. Os atlantes são na verdade originários de um outro planeta aquático, e acabaram se mudando para a Terra há milhares de anos.
Os atlantes possuem pele azul e conseguem suportar altas e baixas pressões do mundo submarino, além de conseguirem respirar debaixo d'água e enxergar nas profundas escuras dos oceanos. Eles também possuem uma força cerca de 10 vezes maior do que a de um humano comum.
Namor é filho da princesa Fen, herdeira do trono de Atlântida, e de um humano chamado Leonard McKenzie, o que o tornou um ser único entre as duas espécies. Ele nasceu de pele clara como o pai e possui habilidades superiores até mesmo entre os atlantes, como super-força, super-velocidade, super-resistência, entre outras.
Sua genética incomum também possui outra origem, já que anos depois foi descoberto que Namor é um portador do Gene X, o que o torna um mutante - inclusive ele chegou a ser convidado para integrar os X-Men de Charles Xavier e também o grupo de vilões Irmandade de Mutantes de Magneto.
Namor é um Vilão?
Nos quadrinhos, Namor é retratado como uma pessoa extremamente comprometida à sua terra natal Atlântida, o que muitas vezes o leva a tomar decisões extremas e questionáveis que o colocam em choque contra grandes super-heróis como os X-Men, Vingadores, Pantera Negra e Quarteto Fantástico.
O Quarteto, inclusive, possui uma rixa bem pessoal e famosa com Namor, já que durante um dos seus confrontos, o Príncipe Submarino ficou completamente apaixonado pela beleza de Sue Storm, a Mulher-Invisível, chegando até mesmo a pedí-la em casamento (mas foi recusado).
Para ajudar, o casamento de Sue com Reed Richards, o Senhor Fantástico, passava por uma crise, gerando vários flertes entre os dois.
Mas deixando o casos de família de lado, todo o ódio e ressentimento que Namor possui pelo povo da superfície, o fazem a tomar ações e atitudes violentas contra os humanos, algumas vezes em retaliação à poluição, pesca predatória, testes militares, entre outros.
Para completar, Namor possui uma personalidade bastante emotiva e arrogante, ingredientes que o fazem agir impulsivamente com frequência e que o levam a cruzar certos limites morais e éticos, o que acaba sempre terminando em confusão.
Porém, apesar de seus atos questionáveis contra os humanos da superfície, ele nunca foi visto realmente como um super-vilão pelos outros super-heróis, que veem suas ações problemáticas como consequências de seu patriotismo exarcebado.
Namor no MCU
Assim como em outras adaptações dos quadrinhos para os cinemas, Namor passou por algumas modificações para a sua estreia no UCM.
A principal mudança é que no filme Namor é governante do reino de Talokan, uma civilização que não existe nas histórias em quadrinhos, ao invês de Atlântida. Essa mudança ocorreu, principalmente, porque o diretor Ryan Coogler quis apresentar uma cidade subaquática diferente, já que Atlântida foi retratada em vários filmes antes, incluindo mais recentemente o Aquaman da DC Comics.
Além do nome, o reino de Talokan traz outras grandes diferenças, como a influência clara dos Astecas, civilização que floresceu no México nos séculos XIV ao XVI, quando foram conquistados e então exterminados pelos colonizadores espanhóis - fato esse que ajuda a explicar o ódio de Namor contra os humanos da superfície.
Na mitologia asteca, Tlālōcān, inspiração para o reino subaquático de Talokan na Marvel, era descrito como um paraíso governado pela divindade da chuva Tlāloc, e a morada das almas astecas mais nobres após a morte, principalmente para qualquer pessoa que morresse de afogamento, raios ou doenças relacionadas à chuva.
Pantera Negra: Wakanda Para Sempre está em cartaz nos cinemas brasileiros.