Quem são os Thunderbolts, novo grupo de heróis do MCU
Nova equipe chegará aos cinemas em 2024; conheça os personagens e sua história nos quadrinhos
Anunciado em 2022, o filme do supergrupo Thunderbolts tem estreia marcada para 26 de julho de 2024 e marcará o fim da Fase 5 do Universo Marvel Cinematográfico (MCU), que conta com Jake Schreier (Vingança Sabor Cereja, Cidades de Papel, Frank e o Robô) como diretor e Eric Pearson (Viúva Negra) como roteirista.
Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!
O filme irá apresentar um grupo composto por vilões, anti-heróis e indivíduos desajustados trabalhando em missões secretas e sigilosas para o governo norte-americano, coisas com as quais os Vingadores não podem se envolver. Uma espécie de Esquadrão Suicida da Marvel.
Mas afinal, quem são os Thunderbolts? Como o grupo surgiu nas histórias em quadrinhos? E como eles serão apresentados no MCU? Confira essas e outras curiosidades aqui com Game On.
Origem nas HQs
Nas histórias em quadrinhos os Thunderbolts surgiram em 1997 pelas mentes e mãos de Kurt Busiek e Mark Bagley nas histórias do Incrível Hulk.
A equipe foi formada pelo misterioso Cidadão V, que depois seria revelado como sendo o Barão Zemo, e tinha como integrantes os vilões Besouro, Rocha Lunar, Colombina, Golias e Armador, antes conhecidos como Mestres do Terror.
Aproveitando que na época os Vingadores, Quarteto Fantástico e outros super-heróis haviam desaparecido da Terra, deixando uma lacuna na atividade de heróis, Zemo criou o seu próprio supergrupo de heróis.
Ele então apresentou ao mundo os Thunderbolts, trocando os nomes e uniformes dos Mestres do Terror, e assim surgiu MACH-IV (Besouro), Meteorita (Rocha Lunar), Soprano (Colombina), Atlas (Golias) e Tecno (Armador).
Não demorou muito para que os Thunderbolts se estabelecessem como heróis adorados pelo público como os "substitutos" dos Vingadores, mas o que ninguém sabia publicamente é que, para concluir suas missões, o grupo utiliza métodos nada ortodoxos pelos heróis tradicionais como ameaças, torturas e assassinatos.
Os objetivos reais de Zemo e dos integrantes do grupo eram obter segredos de estados e informações sigilosas da SHIELD para a dominação mundial. O problema é que alguns integrantes começaram a gostar da vida de heroísmo e altruísmo, o que começou a gerar conflitos no grupo, o que piorou com a volta dos Vingadores.
No fim toda a verdade sobre os Thunderbolts foi revelada, levando Zemo a fugir com Tecno e deixando os outros integrantes como fugitivos e na lista dos mais procurados (com alguns realmente tentando mudar de vida e deixar os crimes no passado).
Outras formações
Após a derrota de Zemo, os Thunderbolts passaram por uma longa reformulação e um longo caminho para se legitimizar como um grupo de heróis de verdade, e pagar suas dívidas com a sociedade.
Ao longo dos anos, o grupo contou com várias formações e nomes como Gavião Arqueiro, Luke Cage, Agente Americano, Treinador e até mesmo Venom já passaram por lá.
Mas certamente uma das fases mais marcantes da equipe foi após a saga Guerra Civil e durante a saga Reinado Sombrio, que mostra a ascensão de Norman Osborn (o Duende Verde) ao poder quando deteve quase todo o patrimônio tecnológico de Tony Stark, a confiança do governo e da população dos Estados Unidos, quando foi aclamado como o grande herói na guerra contra os alienígenas skrulls.
Norman cria um novo Thunderbolts (e posteriormente um Vingadores Sombrios, que conta com heróis e vilões disfarçados de heróis), que trabalhava em segredo pra ele, fazendo serviços sujos e cometendo ações criminosas (em sua maioria planejadas pelo próprio Norman). No fim, Osborn é destituído de todo o seu poder, seus planos malignos são desmascarados e ele vai para uma superprisão (de onde acaba fugindo eventualmente).
Atualmente, o Thunderbolts passou por uma nova reformulação, deixando os vilões de lado e sendo liderados pelo Gavião Arqueiro (Clint Barton), com a formação de Miss America (America Chavez), Espectro (Monica Rambeau), Persuasão (Kara Killgrave) e Poderoso (Víctor Álvarez).
Thunderbolts no MCU
O Thunderbolts no MCU já teve o seu principal elenco anunciado e conta com Yelena Belova (Florence Pugh), Guardião Vermelho (David Harbour), Treinadora, (Olga Kurylenko), Agente Americano (Wyatt Russell), Fantasma (Hannah John-Kamen) e Soldado Invernal (Sebastian Stan) são os personagens (todos já apareceram em outras produções da Marvel) que vão formar a equipe no cinema.
Quem está acompanhando as produções atuais da Marvel já pode conferir a misteriosa Condessa Valentina Allegra de Fontaine, personagem interpretada por Julia Louis-Dreyfus, recrutando sua equipe de anti-heróis como John Walker (em Falcão e o Soldado Invernal) e Yelena Belova (em Viúva Negra). No entanto, Valentina disse estar trabalhando para alguém, uma figura misteriosa que ainda não foi revelada (há quem aposte em Barão Zemo ou até mesmo em Norman Osborn, será?).
Ao tudo indica, o Thunderbolts do MCU será uma equipe para realizar missões secretas e os "trabalhos sujos" para o governo, enquanto os Vingadores estarão ocupados enfrentando as ameaças cósmicas que estão por vir na Fase 5 e 6.
Thunderbolts tem estreia agendada para 26 de julho de 2024 nos cinemas.