Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Star Wars: Andor - O que você precisa saber antes de ver a série

Série tem como foco mostrar a origem de herói da Aliança Rebelde

28 set 2022 - 15h27
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Divulgação

Andor é a mais nova série ambientada na popular franquia Star Wars que já está disponível na plataforma de streaming Disney+, e que tem como foco mostrar a história de origem de Cassian Andor, um dos personagens centrais de Rogue One: Uma História Star Wars, de 2016.

Mas antes de começar a assistir, é bom saber que a linha do tempo da saga espacial pode ser um pouco confusa para aqueles que estão iniciando neste universo, principalmente com várias produções modernas que estrearam recentemente, como é o caso das séries O Mandaloriano, O Livro de Boba Fett e Obi-Wan Kenobi.

Mas não se preocupe, pois agora o Game On vai te explicar tudo para te deixar por dentro da cronologia de Star Wars e dos eventos de Andor, confira.

5 BBY

A explosão da primeira Estrela da Morte durante o clássico Episódio IV: Uma Nova Esperança é um evento tão importante que toda a cronologia da saga Star Wars a tem como marco zero, ou seja, a linha do tempo é dividida em antes e depois da Batalha de Yavin, ou BBY (Before the Battle of Yavin) na sigla em inglês.

Tanto o Episódio IV quanto Rogue One se passam durante 0 BBY, já que ambos os filmes estão fortemente conectados e giram em torno das tentativas de destruição da mortífera estação espacial.

Todos os filmes, séries e animações que se passam antes desse evento estão dentro da época BBY, o que incluiu Andor, que é ambientado em 5 BBY, ou em outras palavras, cinco anos antes dos eventos de Rogue One e Episódio IV.

Destruição da Estrela da Morte é o marco zero da linha do tempo de Star Wars
Destruição da Estrela da Morte é o marco zero da linha do tempo de Star Wars
Foto: Reprodução

Do que se trata Andor?

Além de contar a história de origem de Cassian Andor (Diego Luna), personagem que foi criado para o filme Rogue One: Uma História Star Wars de 2016, a série também tem como ponto chave mostrar mais detalhes sobre o surgimento da Aliança Rebelde, um movimento de resistência que luta contra o Império Galáctico.

Outro elemento prometido pela série é o de mostrar os bastidores de como funciona o gigantesco regime burocrático do Império e o seu domínio em diferentes locais da galáxia, como por exemplo o planeta Ferrix, principal local onde estão ambientados os três primeiros episódios da série.

Essa é a primeira aparição do planeta na saga espacial, cuja população é composta principalmente por classes operárias e trabalhadoras envolvidas com sucata e ferro-velho, a principal linha de comércio do pequeno planeta.

Ferrix possui alguns dos melhores estoques de peças de segunda mão da galáxia
Ferrix possui alguns dos melhores estoques de peças de segunda mão da galáxia
Foto: Divulgação

Sob o controle de Preox-Morlana

É importante notar que, apesar de não estar fisicamente presente em Ferrix, o planeta vive sob o domínio do Império por meio da jurisdição autoritária da corporação Preox-Morlana (ou Pre-Mor para os íntimos), composta por homens e mulheres que atuam como uma espécie de força tarefa policial, que trabalham orgulhosos com a chance de cumprir as leis imperiais.

A Pre-Mor tem a sua capital no planeta Morlana One, que vemos brevemente no primeiro episódio, quando Cassian mata dois oficiais do lado de fora de um bordel. E pelo o que já foi mostrado nesses primeiros episódios, já deu pra perceber que os caras da Pre-Mor mantém um controle rígido da região, onde os cidadãos são obrigados a ter um cartão de identificação com todos os seus antecedentes e informações.

Mas apesar de toda essa rigidez, o diretor da Pre-Mor está disposto a encobrir o assassinato dos dois oficiais mortos por Cassian, para disfarçar qualquer mau comportamento ou incompetência deles e não chamar a atenção do Império, afinal os homens que morreram estavam frequentando um lugar duvidoso.

Mas para o azar de Cassian Andor, um inspetor engomadinho chamado Karn (Kyle Soller) e que está sedento por mostrar serviço, decide contrariar as ordens de seu chefe para encerrar o caso e faz uma investigação mais detalhada sobre as mortes, encontrando pistas de Cassian e sua localização em Ferrix.

O dedicado inspetor Karn é o responsável por bagunçar a vida de Cassian Andor
O dedicado inspetor Karn é o responsável por bagunçar a vida de Cassian Andor
Foto: Divulgação

Primeiros indícios da Resistência em Ferrix

O inspetor reúne uma força de segurança para vasculhar o planeta, mas fica claro que esses soldados não possuem um treinamento militar adequado, como os Stormtroopers, chegando a ameaçar e agredir os civis locais, e até mesmo matando um homem inocente.

Após a Pre-Mor causar um rebuliço no planeta, vemos sinais de ressentimentos dos habitantes em Ferrix, com a mãe adotiva de Cassian, Maarva Andor (Fiona Shaw), indicando que o povo da cidade estaria ansioso para formar um movimento de resistência.

Mãe adotiva de Cassian é ameaçada por oficiais da Pre-Mor
Mãe adotiva de Cassian é ameaçada por oficiais da Pre-Mor
Foto: Divulgação

E é claro que é bastante improvável que Ferrix escape desses eventos sem consequências, já que vários oficiais da Pre-Mor acabaram morrendo durante a desastrosa ação do inspetor.

Também será interessante ver o que vai acontecer com inspetor Karn, já que ele agiu pelas costas do seu superior e muitos homens acabaram morrendo sob o seu comando. Será que suas ações vão chamar a atenção do Império e ele será punido?

O que assistir antes de Andor?

Se você é marinheiro de primeira viagem em Star Wars, deixamos aqui algumas sugestões para você assistir antes de começar a acompanhar as aventuras de Cassian Andor em Ferrix.

A primeira delas é obviamente Rogue One: Uma História Star Wars, que é ambientado cinco anos no futuro e mostra um Cassian Andor como um agente extremamente dedicado à Aliança Rebelde, e que tem como missão matar Galen Erso, um designer de armas que trabalha na construção da Estrela da Morte.

Cassian Andor surgiu pela primeira vez em Rogue One (2016)
Cassian Andor surgiu pela primeira vez em Rogue One (2016)
Foto: Divulgação

Logo em seguida é interessante acompanhar como as ações de Cassian e seu pequeno grupo de rebeldes em Rogue One vão desencadear toda a trama do Episódio IV: Uma Nova Esperança, que como todos sabemos, termina com um jovem Luke Skywalker destruindo a Estrela da Morte em sua X-Wing.

Mas se você quiser mesmo se aprofundar no pano de fundo antes de acompanhar Cassian Andor, então a série animada Star Wars: Rebels é o canal, já que ela começa no mesmo período que Andor, ou seja, 5 BBY.

A série possui quatro temporada com 75 episódios, e como o nome já revela, possui o mesmo tema central de Andor: a Aliança Rebelde. Inclusive há grandes chances de vermos personagens da animação em live-action pela primeira vez em Andor, o que seria muito bacana.

Animação Star Wars: Rebels se passa na mesma época de Andor e também mostra a formação da Aliança Rebelde
Animação Star Wars: Rebels se passa na mesma época de Andor e também mostra a formação da Aliança Rebelde
Foto: Divulgação

Em Rebels um pequeno grupo de insurgentes se reúnem para se revoltar contra o sistema opressor do Império e ajudam os mais necessitados, combatendo e enganando as intermináveis tropas de Stormtroopers.

Além do contexto em geral, a série animada também conta com a participação de personagens que já tem presença confirmada em Andor, como o rebelde extremista Saw Guerrera (Forest Whitaker) e a senadora Mon Mothma (Genevieve O'Reilly), que também é secretamente uma das líderes da Aliança Rebelde.

A série Andor é exibida às quartas no Disney+ e tem 12 episódios previstos para a primeira temporada. Você está gostande de Andor? Deixe o seu comentário em nosso canal no Discord.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade