Suzume, anime de Makoto Shinkai, estreia na Crunchyroll nesta quinta
Aclamada animação chega com dublagem em português
A Crunchyroll anunciou, nesta segunda-feira (13), que a aclamada animação do renomado cineasta Makoto Shinkai, "Suzume", estará disponível exclusivamente em seu serviço de streaming a partir de 16 de novembro, com versão dublada em português brasileiro.
Suzume teve sua estreia internacional em fevereiro de 2023 no Festival Internacional de Cinema de Berlim (Berlinale), marcando a primeira vez que um filme de animação foi exibido na cobiçada categoria da competição em mais de duas décadas. O filme foi aclamado pela crítica e arrecadou mais de US$ 300 milhões em todo o mundo durante sua exibição inicial nos cinemas, tornando-se o quarto filme de anime de maior bilheteria de todos os tempos.
O filme foi recentemente indicado ao prêmio "Descoberta do Ano" no World Soundtrack Awards e ao prêmio "Melhor Filme de Animação" no Asia Pacific Screen Awards, além de receber o prêmio de Excelência Notável em Música na 46ª edição dos Prêmios da Academia do Japão.
Makoto Shinkai tem sido um visionário no universo da animação por décadas, com os filmes mais recentes sendo Your Name de 2016 e Weathering With You (O Tempo Com Você) de 2019, ambos o consagrando como um dos principais cineastas de animação com espectadores internacionais.
Weathering With You foi selecionado como o candidato do Japão na categoria de melhor filme internacional do Oscar de 2020 e foi indicado em quatro categorias no 47º Annie Awards, incluindo melhor longa-metragem animado independente.
Sinopse Oficial
Suzume é uma história de amadurecimento da protagonista de 17 anos, Suzume, ambientada em várias localidades no Japão afetadas por desastres, onde ela deve fechar as portas que causam devastação.
A jornada de Suzume começa em uma cidade tranquila em Kyushu (localizada no sudoeste do Japão) quando ela conhece um jovem que lhe diz: "Estou procurando por uma porta." O que Suzume encontra é uma única porta desgastada, erguida no meio das ruínas, como se estivesse protegida do que quer que tenha causado a catástrofe. Atraída aparentemente por seu poder, Suzume alcança a maçaneta.
Portas começam a se abrir uma após outra por todo o Japão, desencadeando destruição sobre quem estiver por perto. Suzume deve fechar esses portais para evitar mais desastres.