Zom 100 - Mangá sobre apocalipse zumbi chega ao Brasil
Conheça a obra que deu origem à série de anime e live-action
Além do mangá de Alice in Borderland, a Editora JBC também começou a publicar recentemente, pela primeira vez no Brasil, a série de mangá de comédia e ação Zom 100: Coisas Para Fazer Antes de Virar Zumbi.
Até o momento, já foram lançados dois volumes no Brasil, com 168 páginas cada, em tamanho 13,2 x 20,0 cm, e preço sugerido de R$ 37,90. Mais dois volumes estão previstos para chegar até o final do mês de outubro.
A obra se tornou mais conhecida no país graças à série de anime, que estreou recentemente nas plataformas Netflix e Crunchyroll, e também pelo filme live-action, disponível na Netflix e que tem despertado a curiosidade dos fãs de zumbis e produções orientais.
O Mangá
O mangá de Zom 100 começou a ser publicado no Japão em 2018 e ainda está em produção, contando atualmente com 15 volumes encadernados. A série é escrita por Haro Aso, criador de Alice in Borderland, e desenhada por Kotaro Takata, da série Hallelujah Overdrive!.
Após o sucesso de Alice in Borderland, mangá que foi encerrado em 2016, Aso começou seu novo projeto com Zom 100 logo em seguida, que também oferece um conteúdo mais adulto, com cenas de violência e muito sangue, o que é de se esperar de uma obra envolvendo zumbis.
No entanto, diferente do seu trabalho anterior, Zom 100 tem uma pegada de comédia muito maior, apresentando algumas situações absurdas, porém divertidas. Outro ponto que se destaca na narrativa é o seu humor ácido e as diversas críticas ao modelo de trabalho exaustivo de algumas empresas no Japão.
Feliz no Apocalipse Zumbi
A história tem como protagonista Akira Tendo, um jovem de 24 anos que passou os últimos três anos sendo explorado até os ossos na empresa onde trabalha. Ele, junto de seus colegas de escritório, não têm tempo para se divertir ou fazer qualquer coisa que não esteja relacionada ao trabalho – e, ironicamente, transformando as pessoas em verdadeiros zumbis presos a uma rotina de atividades.
Porém, tudo muda de figura quando ele se depara com o síndico de seu prédio devorando um dos moradores. Rapidamente, mortos-vivos aparecem por toda a parte, e Akira se vê no meio de um apocalipse zumbi.
Mas, o que para muitas pessoas seria um pesadelo terrível diante desse cenário inusitado, para Akira foi uma oportunidade de liberdade e felicidade, pois finalmente ele estava livre do seu trabalho opressor e agora poderia fazer o que quisesse da sua vida, como simplesmente beber uma cerveja de manhã.
Para Akira, sobreviver a um apocalipse zumbi é melhor do que ser um escravo assalariado. Decidido a curtir a vida, ele começa a fazer uma lista com 100 coisas para fazer antes que também vire um cadáver ambulante. No mangá, acompanhamos como será a sua nova e brilhante vida, ao lado dos zumbis e de outros sobreviventes que irá encontrar pelo caminho.
Zom 100: Coisas Para Fazer Antes de Virar Zumbi é um mangá que, aparentemente, possui uma história bobinha, mas que no fundo passa a mensagem para que seus leitores aproveitarem a vida enquanto ainda há tempo, além de levantar algumas questões mais reflexivas como "somos felizes com o nosso trabalho?". Um mangá recomendado para quem procura uma leitura leve e descontraída, perfeita após um dia de trabalho exaustivo.