Jogamos: Daymare 1994 aprimora um ótimo survival horror
Game mostra que produtora de Daymare: 1998 pode ir além da homenagem à Resident Evil
Daymare: 1994 Sandcastle é uma prequel do ótimo survival horror Daymare: 1998, jogo de ação e terror em terceira pessoa fortemente inspirado por Resident Evil 2.
O novo game da produtora independente Leonardo Interactive é ambientado quatro anos antes dos eventos do original e aprimora com novos elementos originais, mostrando que consegue ir além da homenagem ao clássico da Capcom.
Em Daymare: 1994 Sandcastle, você assume o controle de Dalila Reyes, uma agente especial da organização H.A.D.E.S. enviada para descobrir o que deu errado em uma operação secreta do governo americano, o tal "Sandcatle" do título.
Terror nos anos 1990
Há uma atenção muito bacana aos detalhes da ambientação. Não sei como é uma instalação secreta do governo dos EUA no mundo real, mas passei a adolescência nos anos 1990. E o jogo faz um trabalho muito bom em colocar itens de decoração e objetos que remetem a essa época em seus cenários, como um Game Boy deixado por um dos... ex-funcionários... da base. Ou revistas de palavras cruzadas, que era como se jogava "Wordle" antigamente.
A instalação Sandcastle é totalmente secreta e sombria, um lugar em que cientistas obscuros realizam experimentos misteriosos e éticamente questionáveis. Quando as coisas saem do controle, é o cenário perfeito para um bom game de survival horror, com salas cheias de corpos ensanguentados e gravações de pessoas agonizando - o jogo não economiza nos detalhes sinistros, violentos e sanguinários, o que faz todo sentido em um lugar infestado de criaturas monstruosas.
Arma congelante
Reyes tem um bom arsenal para lidar com as ameaças que aparecem pela frente, desde sua escopeta e sua submetralhadora até a "Frost Grip", ferramenta congelante com mil e uma utilidades: apagar fogo, revelar itens escondidos (como caixas de munição, sempre bem vindas) e resolver quebra-cabeças. Afinal, 1994: Sandcastle não seria um survival horror, sem alguns puzzles pelo caminho. Por exemplo, é preciso resfriar canos de combustível em uma certa sequência para destravar a tranca da porta de uma área e conseguir escapar.
A Frost Grip também é bastante útil em combate, congelando os "zumbis" e permitindo quebrá-los sem desperdiçar tiros da escopeta. Quando os inimigos se acumulam, a arma congelante é, sempre, a melhor opção e há uma certa beleza nas "estátuas de gelo" formadas por essas criaturas. O game acerta em cheio na ação mas ao menos na demonstração que joguei, parece menos assustador do que o Daymare original.
Você pode conferir a demonstração jogável de Daymare: 1994 Sandcastle na Steam Next Fest, disponível até o dia 28 de fevereiro. O jogo completo está previsto para chegar ao PC, PS4, PS5, Switch, Xbox One e Xbox Series X/S ainda este ano.