Kentaro Miura: O legado de Berserk que vive em Dark Souls
Obra de Miura foi uma das grandes influências dos cultuados RPGs da From Software.
Os fãs de anime e mangá acordaram mais tristes nesta manhã de quinta-feira (20), pois foi divulgado que o japonês Kentaro Miura, autor da famosa série Berserk, morreu recentemente aos 54 anos de idade.
O anúncio foi feito pela editora Hakusensha, responsável pela publicação do mangá desde a década de 1990. De acordo com a publicação, Miura faleceu no dia 6 de maio, devido a uma dissecção aguda da aorta.
O autor nasceu na cidade de Chiba, Japão, em 1966, e com apenas 10 anos fez o seu primeiro mangá, Miuranger, divulgado em uma publicação escolar. A partir de então o jovem engrenou na profissão e criou outros mangás nos anos seguintes, mas foi em 1989 que sua maior obra, Berserk, começou a ser publicada.
Situada em um mundo de fantasia-medieval sombrio, a história gira em torno do solitário Guts, um espadachim amaldiçoado e forçado a vagar sem descanso para sobreviver e buscar vingança.
Em 1997 a obra ganhou sua primeira adaptação em anime, que também se tornou bastante popular. Tanto o mangá quanto o anime ficaram conhecidos pelo uso de grande violência gráfica e conteúdo sexual, fazendo da obra de Miura uma das mais conhecidas no mundo e da cultura pop.
O sucesso também rendeu duas adaptações nos videogames, sendo o primeiro o título Sword of the Berserk: Guts' Rage, lançado para o Sega Dreamcast no final do 1999 e o segundo Berserk Millennium Falcon Arc: Chapter of the Record of the Holy Demon War, para o PlayStation 2 em 2004.
Em 2016 um spinoff da série "Dynasty Warriors" foi lançado com o tema de "Berserk" e chamado Berserk and the Band of the Hawk, nas plataformas PlayStation 4, PlayStation Vita e PC via Steam.
Apesar de não ser uma adaptação direta, vale lembrar que o jogo Demon's Souls (PlayStation 3, 2009) e a série Dark Souls (PS3, Xbox 360, PC - 2011), apresentam várias influências e homenagens de Berserk, como designs de inimigos, de armaduras e até a própria atmosfera sombria dos games, que lida com invasões demoníacas e criaturas monstruosas.
Hidetaka Miyazaki, criador da série Souls, já afirmou em várias entrevistas que é um grande fã de "Berserk" e inspirações da obra de Miura podem ser vistas em seus outros jogos, como Bloodborne (PS4, 2015) e o mais recente lançamento Sekiro: Shadows Die Twice (PS4, Xbox One, PC - 2019).
Por mais de 30 anos, Berserk se tornou referência para inúmeros mangás, animes e jogos de videogames, e certamente continuará sendo o maior legado de Kentaro Miura para a cultura pop nas próximas décadas.
Confira abaixo outras semelhanças entre as criaturas de Berserk e Dark Souls: