Mass Effect 5: BioWare revela teaser, mas jogo pode demorar
A BioWare já está trabalhando no próximo jogo da série Mass Effect. Durante as celebrações do N7 Day na última terça-feira, data em que a BioWare costuma liberar teasers e novidades, os fãs receberam notícias do que pode ser o futuro título da aclamada franquia espacial.
Um novo teaser trailer foi divulgado, mas infelizmente a BioWare não revelou muita coisa, apenas uma provável protagonista caminhando com a insígnia N7. Vale lembrar que a novidade surge em meio a uma série de demissões, um processo judicial e protestos dentro da empresa.
Ao que tudo indica, já temos o provável nome do jogo: Epsílon. O estúdio postou um vídeo de cinco segundos no canal oficial da franquia do YouTube intitulado "N7 Day 2023 | ÉPSILON". Confira o trailer abaixo:
Transmission complete! Thanks to everyone that helped hunt down the footage. ?? Here's the full video stitched together! #N7Day pic.twitter.com/6Q8kEQkb5b
— Mass Effect (@masseffect) November 7, 2023
A BioWare já havia revelado seu próximo jogo de Mass Effect durante o The Game Awards 2020. Um teaser apresentava a personagem original da trilogia, Liara, e uma mensagem vista através de uma retransmissão defeituosa.
Em 2021, o estúdio lançou outra dica com uma imagem especial do N7 Day, e no ano passado, um teaser com uma mensagem de áudio oculta para decodificar. Estamos no terceiro ano consecutivo que a empresa dá pistas de seu próximo jogo.
Quando Mass Effect 5 será lançado?
Apesar das novidades já divulgadas, existe a chance de o novo Mass Effect demorar muito tempo para chegar ao mercado. De acordo com os responsáveis pelo site Giant Bomb, que costumam vazar detalhes da indústria, o próximo jogo da franquia chegará depois de 2029.
De acordo com o insider Jeff Grubb, o jogo deve seguir um calendário similar ao game Dragon Age: Dreadwolf, que foi revelado em 2018, mas não tem data de lançamento e pode chegar no ano que vem. "Fazendo as contas, estamos falando de 2029 para Mass Effect 5."
Caso as informações estejam corretas, a tendência é que a BioWare demore para trazer novidades sobre o game. Até o momento, no entanto, nada foi confirmado pela empresa, que está passando um por um momento complicado.
Momento turbulento para a BioWare
A BioWare demitiu 50 funcionários em agosto, e recebeu processo judicial com sete ex-desenvolvedores exigindo 1,7 mês de indenização por ano de serviço. Entretando uma cláusula da empresa garante direito a apenas duas semanas de indenização por ano.
Segundo informações da Kotaku, desenvolvedores que processam a empresa dizem que "os advogados da BioWare recusaram qualquer oferta de negociação e acordo fora do tribunal". "Apesar do que anunciaram publicamente quando nos despediram, este processo tem sido tudo menos empático, respeitoso e comunicativo", disse um dos desenvolvedores em comunicado à imprensa.
More BioWare news: laid off devs suing for severance say the company is going to court instead of negotiating a settlement and call the process anything but "empathetic, respectful."
They call N7 day a reminder of "the importance of loyalty to your crew"https://t.co/sBT04B0Dvq pic.twitter.com/UAu5yNUVJq
— AmericanTruckSongs9 (@ethangach) November 6, 2023
Conforme relatório da Game Developer, a EA e a BioWare apelaram ao Conselho de Relações Trabalhistas de Alberta para bloquear o protesto, porém a diretoria decidiu a favor do sindicato e o protesto continuará.
O último jogo da franquia foi Mass Effect: Andromeda lançado em 2017, e que está disponível para Xbox One, Xbox One X, PC e PlayStation 4.