Matchpoint: Tennis Championships é bom simulador do esporte
Game simula partidas de tênis de forma realista, mas poderia ter mais modalidades
Tênis é um esporte muito popular e uma presença constante nos videogames desde os primórdios do entretenimento eletrônico. Nas plataformas atuais, há três jogos disputando os fãs do esporte: Tennis World Tour, AO Tennis e agora, Matchpoint: Tennis Championships, da Kalypso Media.
O jogo da Kalypso e da produtora Torus Games chega com a vantagem do lançamento direto no Game Pass, o que reduz a barreira para quem quer experimentar. Foi o meu caso e o resultado foi bastante agradável.
Controles e carreira
Matchpoint tenta simular as disputadas partidas do tênis profissional e oferece tanto partidas rápidas (contra a máquina ou outro jogador, em modo local ou online) e um modo de treino, quanto um longo modo Carreira. É nele que o jogador vai passar a maior parte do tempo, subindo com seu tenista criado do zero até o topo dos rankings mundiais.
Os controles são bastante intuitivos, com um botão para cada tipo de movimento da raquete e o uso de uma alavanca para "mirar" a bola. É possível fazer voleios e outros efeitos conforme se entende a dinâmica do movimento na quadra - nada é super complicado, mas não quer dizer que seja fácil. Os atletas são bastante competitivos e leva um tempinho para pegar a mão e começar a dominar as quadras.
As animações dos atletas foram recriadas com um sistema de captura de movimento híbrido e um jogador profissional de tênis - muitas vezes é a própria tecnologia por trás do game que decide o posicionamento para uma rebatida e tenta posicionar o personagem do jeito mais natural possível em quadra, baseado nos comandos do jogador - o que garante uma sensação de naturalidade e diversidade nos movimentos vistos durante a partida.
Assim como no tênis real, é preciso manter a calma para entender quais jogadas funcionam melhor a cada momento - e para cada adversário, as situações são diferentes. O jogo tem um sistema que revela as fraquezas do oponente e é importante levar isso em consideração para saber o que fazer e garantir a vitória.
O modo carreira gira em torno de um calendário bastante puxado e tem lá momentos em que é preciso escolher entre treinar para melhorar seus atributos ou participar de um torneio. Ao longo do tempo, o jogador vai das partidas amistosas e torneios menores até campeonatos Grand Slam passando por 65 países e seis continentes. Para quem curte o esporte, é entretenimento garantido.
Licenças e personalização
O jogo tem alguns atletas licenciados. Não são muitos, infelizmente, apenas 16 tenistas profissionais, e não espere rostos super famosos entre eles. Alguns exemplos incluem Tim Henman, Carlos Alcaraz e Madison Keyes.
Estes atletas podem ser controlados fora do modo carreira. Na campanha, só o personagem criado pelo jogador está disponível. É possível personalizar este atleta de muitas maneiras durante a criação. Depois disso, ainda dá para trocar as roupas, calçados e raquete, conforme vai desbloqueando novos itens no jogo.
Considerações
Matchpoint: Tennis Championships ainda não é o substituto para Virtua Tennis ou Top Spin que os fãs do esporte gostariam, mas é uma boa opção para quem busca por uma alternativa para curtir nos consoles atuais.
O jogo traz controles intuitivos e oferece muitas horas de diversão - mas é bom lembrar, é um jogo mais realista, então não espere nada mirabolante! Para quem é assinante Game Pass, a experiência é mais do que recomendada.
Matchpoint: Tennis Championships está disponível para PC, PS4, PS5, Switch, Xbox One e Xbox Series X/S. O game etá incluso no Game Pass (PC e Xbox).
*Esta análise foi feita no Xbox Series X.