Mortal Kombat: 10 referências aos games escondidas no filme
Conheça diversas referências do filme mais recente de Mortal Kombat
O novo longa-metragem de Mortal Kombat estreia no Brasil nesta sexta-feira, 20 de maio, mas já está dando o que falar: Além das discussões sobre o quão bom ou ruim são o enredo e os efeitos especiais, os fãs mais atentos devem passar muito tempo apontando todas as referências aos games que foram incluídas no filme, algumas bem na cara, outras mais escondidas.
Confira a seguir as 10 melhores referências aos games escondidas (ou não) em Mortal Kombat:
1. "Eddie Tobias"
No início do filme, o protagonista Cole Young, diz que venceu um grande campeão do passado, Eddie Tobias. O nome do campeão é uma referência aos criadores de Mortal Kombat, a dupla Ed Boon e John Tobias. Uma homenagem merecida pelo ícone da cultura pop que criaram.
2. A marca de Mortal Kombat
Essa foi fácil de perceber, mesmo que seja uma criação inusitada do filme: os lutadores escolhidos para representar o reino da Terra no torneio de vida ou morte têm uma marca de nascença em formato de dragão. Trata-se do símbolo do jogo: o clássico dragão chinês com a forma de Yin e Yang.
Nos filmes antigos, a marca aparecia em várias arenas e em Shao Kann, o vilão de Mortal Kombat: Aniquilação. Quando ele era derrotado por Liu Kang, a marca saia de seu corpo sob a forma de um dragão!
3. Fatality
Quase todas as lutas do filme terminam com uma finalização brutal e sangrenta. São os famosos "Fatalities" que fizeram a fama de Mortal Kombat. As execuções vistas no longa-metragem são todas recriações de golpes que os personagens aplicam em diversos jogos da série.
O mercenário Kano, por exemplo, finaliza o inimigo arrancando seu coração, exatamente como no Mortal Kombat original. O ex-fuzileiro Jax dá sua famosa “Clap Fatality” num inimigo, golpe vindo de Mortal Kombat 2.
E mesmo as finalizações mais surreais dos games aparecem no filme: o golpe do dragão de Liu Kang é um clássico! O monge shaolin Kung Lao leva o título de Fatality mais grotesco, com um golpe violentíssimo vindo direto de Mortal Kombat X.
4. Kano Wins!
Um dos elementos mais icônicos dos jogos é a narração das lutas, com frases que conquistaram os jogadores no fliperama e nos consoles 16-bit e e continuaram presentes em todos os games de Mortal Kombat, e conseguiram um espaço no novo filme. Por exemplo, quando Kano derrota o assassino Reptile, ele manda o clássico "Kano, wins!".
5. Referências a personagens
Vários personagens ficaram de fora do filme, mas alguns aparecem em rápidas referências: Por exemplo, na parede onde Sonya apresenta sua pesquisa sobre o Mortal Kombat, há retratos de Nightwolf, Kotal Kahn e até Motaro.
Já no templo de Raiden os fãs mais atentos vão avistar o leque da Kitana, um mural com a Sindel e Goro e até mesmo o amuleto de Shinnok.
Por fim, o longa traz uma referência bem óbvia a um dos mais famosos personagens de Mortal Kombat, o astro de Hollywood (e do filme original) Johnny Cage. Quem sabe todos eles estejam em uma continuação?
6. Rasteiras de Liu Kang
Quem nunca ficou bravo ao jogar Mortal Kombat contra aquele amigo que fica no cantinho apelando e só aplicando rasteiras? Até isso colocaram no filme! Quando Kano treina com o Liu Kang, o lutador chinês aplica uma série de rasteiras para deixar o rival p... e envergonhado! Outro golpe famoso dos games e muito usado, o gancho, aparece em uma cena do longa-metragem.
7. Golpes especiais
Não seria um filme de Mortal Kombat se os lutadores não distribuíssem alguns golpes especiais mirabolantes, impossíveis para "meros" artistas marciais. As habilidades dos kombatentes são inconfundíveis e aparecem em doses generosas no longa.
Temos Liu Kang e seu famoso Chute Bicicleta, os disparos congelantes de Sub Zero, o teletransporte do Kung Lao e até mesmo o raio laser dos olhos de Kano.
Porém, um dos momentos que mais chama a atenção é a “Soul Catcher” de Shang Tsung, quando o feiticeiro arranca a alma de um inimigo.
8. Flawless Victory
A maior vitória possível em um jogo de luta é derrotar o oponente sem levar nem um arranhão. Em Mortal Kombat, isso se chama “Flawless Victory” e é claro que um desses momentos aparece no cinema. Quando Kung Lao detona uma adversária com perfeição, o personagem emenda a fala "FLAWLESS VICTORY”, com um ar de soberba quase insuportável. A cena é caricata, mas a referência cumpre seu papel!
9. Get over Here!
De todas as expressões clássicas dos personagens, provavelmente “Get Over Here!”, de Scorpion, é a mais famosa, sendo conhecida até mesmo por quem não joga Mortal Kombat.
O ninja amaldiçoado só lança a “braba” no final do filme, mas arrepia qualquer fã, em uma das melhores sequências do longa metragem!
10. The Pit (O Fosso)
Por fim, outro elemento imponente de Mortal Kombat são suas arenas. Algumas são icônicas e marcam presença em vários jogos. The Pit, uma pequena passarela sobre um fosso cheio de estacas e pedaços de lutadores desafortunados, é uma das mais famosas, com pelo menos três versões ao longo dos games.
No novo filme, é lá que Jax enfrenta Reiko, em uma batalha sangrenta que deixa os fãs arrepiados de antecipação e vontade de jogar.