Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mouse sem fio é ruim para jogos?

Mouse sem fio é ruim? Muito pelo contrário! Explicamos vantagens excelentes dele, só não vale jogar na parede quando ficar com raiva!

29 mar 2022 - 16h00
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: GameON

Na hora de comprar um bom periférico sempre surgem muitas dúvidas, e uma das mais clássicas é relacionada ao mouse. Será que vale a pena investir num mouse sem fio para jogos ou é melhor continuar apostando no bom e velho mouse com fio? A bateria acaba rápido? Dá interferência? Pensando nisso, iremos destrinchar as principais características desse acessório e te ajudar a escolher um bom produto.

Se fizéssemos essas mesmas perguntas nos anos de 2013 ou 2014 a resposta seria unânime: para jogos, escolha um mouse com fio! A bateria vai pesar muito um mouse sem fio, há latência demais, é desconfortável, dá interferência demais etc.

Mouse sem fio é melhor para jogos?:

Hoje em dia, no entanto, esses argumentos não fazem mais sentido algum. Os mouses sem fio atuais competem igualmente com excelentes modelos cabeados e fazem um trabalho excelente. Inclusive, este autor está utilizando um mouse sem fio agora mesmo, que nunca deu nenhum tipo de problema e está sem trocar a pilha desde novembro de 2021. As coisas mudaram...

As vantagens do mouse sem fio

Imagem: ITW Performance Polymers
Imagem: ITW Performance Polymers
Foto: GameON

Pessoalmente, um dos motivos que me levou a querer comprar um cabo sem fio foi obviamente o fato dele não ter um fio que vá conectado ao computador. E certamente essa é a maior vantagem desse tipo de produto.

O que quero dizer é que a vida com um mouse sem fio é bela. Não preciso me preocupar com um cabo curto demais desconectando toda hora ou um cabo longo demais que fica sobrando na mesa. O meu setup fica mais organizado, e o trabalho parece fluir de forma quase que natural agora, visto que não há mais a força do cabo me impedindo de realizar certos movimentos ou “pesando” a navegação da minha mão.

Usar um mouse sem fio é um caminho sem volta. É como sair de um celular de tecladinho para um completamente touchscreen – tal qual os maias fizeram há poucos anos.

Velocidade 

Embora eu já tenha falado sobre esse tópico de forma muita resumida nos parágrafos anteriores, um mouse sem fio irá te proporcionar muito mais velocidade tanto no dia a dia quanto nos games.

O cabo, embora passe a ideia de maior estabilidade, acaba criando um atrito na mesa e deixando o movimento e os gestos mais duros para o usuário. Quem nunca se embolou com um cabo curto ou longo demais enquanto estava numa partida?

Jogue onde quiser

 Levar seu periférico para todo lugar pode ser uma mão na roda (imagem: Unsplash)
Levar seu periférico para todo lugar pode ser uma mão na roda (imagem: Unsplash)
Foto: GameON

Outra grande facilidade proporcionada pelos mouses sem fio é a opção de poder utilizar o periférico longe do PC. Por exemplo, você pode navegar no seu computador deitado na cama – desde que tenha um teclado wireless também – sem a necessidade de ficar sentado na cadeira o tempo todo.

Bom para transportar

Além da facilidade anterior, um mouse wireless é muito mais tranquilo para você que tem um notebook gamer, visto que é só colocar ele em qualquer espacinho na mochila e pronto. 

Maior durabilidade

(imagem: Tom's Guide)
(imagem: Tom's Guide)
Foto: GameON

Seja levando o mouse de um lado para o outro ou em casa, é um fato que um mouse com cabo é muito mais propenso a quebrar ou ficar ruim com maior facilidade. O motivo está ligado, muita das vezes, com a qualidade no material que reveste o cabo ou no conector USB.

Quando vamos enrolar o cabo para guardar ou o simples atrito do cabo numa determinada superfície na mesa, com o tempo o material pode se desgastar e acabar partindo ou dando mal contato na conexão, bem como o conector USB pode ficar ruim com tempo, caso não seja banhado a ouro, ou seja de uma marca reconhecida.

As desvantagens 

Latência maior

Nem tudo são flores, e um dos principais “problemas” do mouse sem fio é a latência maior. O tempo de resposta entre o clique do usuário e o comando ser ativado no game pode e vai influenciar milimetricamente na jogatina dos pró-players. 

Todavia, se você não é um desses jogadores ou não joga no cenário competitivo, creio que esse não será um empecilho na experiência. Na verdade, alguns jogadores profissionais jogam com mouses wireless, mesmo que muitos ainda tenham uma certa birra com esses periféricos.

É complicado dar um veredito se esse é um fator que vai influenciar completamente no seu gameplay ou não, e sempre precisaríamos fazer testes em softwares específicos entre um mouse topo de linha com e sem fio. Dito isso, se você almeja se profissionalizar nos games ou quer ter o máximo de precisão em dado jogo competitivo, procure reviews especializados sobre aquele mouse e compare com modelos cabeados para não ter dor de cabeça.

Interferência 

A interferência pode acontecer quando outros dispositivos estão conectados naquela rede bluetooth ou por algum problema na placa-mãe, sistema operacional, etc. Há muitas possibilidades, realmente, porém é um problema que não é tão comum de acontecer. 

No máximo o que já aconteceu comigo foi enquanto eu enviava arquivos pesados para o Google Drive e meu mouse ficava mais lento por algum tempo. 

Peso

Ajuste de pesos no mouse Logitech G502 Wireless
Ajuste de pesos no mouse Logitech G502 Wireless
Foto: GameON

O peso é uma questão muito subjetiva neste caso. Há usuários que preferem mouses mais pesados e outros que preferem os levinhos. No entanto, alguns mouses sem fio podem ser naturalmente mais pesados devido ao peso da bateria ou da pilha.

Atualmente essa questão vem sendo muito melhorada, e inclusive, meu mouse sem fio é o mais leve que já usei, e o modelo nem é vendido como um mouse ultraleve. Seja como for, é bom ficar de olho neste quesito.

Preço

O grande vilão dos mouses sem fio, por assim dizer, é o preço. Infelizmente esses periféricos são mais caros do que a média. Isso não significa que você não possa ter um mouse de entrada bom, mas apenas que possivelmente irá pagar um pouco mais caros do que em um mouse cabeado.

Bateria

Alguns mouses mais caros possuem um dock de carregamento (imagem: Razer)
Alguns mouses mais caros possuem um dock de carregamento (imagem: Razer)
Foto: GameON

Por fim, precisamos falar sobre autonomia da bateria. Felizmente os mouses wireless atuais aguentam bastante tempo sem que o usuário precise ficar recarregando a todo momento.

Alguns modelos premium aguentam cerca de 70 horas ou mais. O mouse que utilizo, Logitech G305, está desde novembro de 2021 sem precisar trocar de pilha e até agora não deu sinais de cansaço.

Alguns modelos são a pilha ou possuem uma bateria embutida, e o usuário deve recarregar o periférico com um cabo USB. Se o modelo que você pretende adquirir funciona com pilha, talvez valha a pena investir num carregador de pilhas para te ajudar a sempre ter uma carga extra.

É ruim para os joguinhos?

Sendo sincero, a partir dos meus testes empíricos usando tanto um mouse cabeado (Agon AGM700) quanto um mouse sem fio (Logitech G305), a diferença tem sido imperceptível.

É importante frisar que não sou entusiasta em games competitivos, e meu uso se restringe a jogos mais “lentos”. Na verdade, como já mencionado, não existe um consenso se um mouse sem fio é pior em jogos competitivos. Alguns pro players adotam o periférico, outros não. As marcas, por sua vez, tentam vender seu produto clamando que não, não há diferença alguma em dados modelos topo de linha.

Novamente, no uso cotidiano ou em jogos como um God of War, Tomb Raider, Far Cry, Dying Light, você não vai sentir diferenças. Agora, se sua intenção é focar no modo competitivo em Call of Duty: Warzone ou Fortnite, isso pode – não significa que será, é apenas uma possibilidade – ser um tipo de empecilho para você.

Minha dica, novamente, é que você pesquise especificamente reviews do modelo de mouse que almeja comprar e veja como será a questão do tempo de resposta do aparelho.

E aí, curtiu nosso artigo e tá procurando dicas de como comprar um mouse de respeito? Então confere só o nosso artigo especial de como escolher um mouse gamer perfeito para a sua jogatina.

Fonte: Game On
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade