NeoSprint revitaliza clássica franquia da Atari
Jogo traz divertidas corridas com visão isométrica; confira a análise
A Atari é uma das empresas com presença na gamescom latam, evento que está ocorrendo em São Paulo entre os dias 26 até 30 de junho. Quem passar por lá terá a oportunidade de jogar seus dois próximos lançamentos, incluindo NeoSprint, que será lançado no evento, e o promissor Yars Rising, previsto para sair em setembro de 2024.
NeoSprint é mais um revival de jogos clássicos da empresa, que foi lançado originalmente em 1976 para arcades, onde apresentava uma tela estática com uma pista de corrida inteira vista de cima. O game ganhou algumas sequências nos anos seguintes e foi melhorando o visual, sendo o mais famoso o Super Sprint, de 1986, mas sem perder a sua simplicidade.
NeoSprint pega essa fórmula clássica e reinventa com alguns recursos modernos, como pistas 3D isométricas em tela única e disputas para até oito jogadores. O estilo lembra outro game clássico, esse bem mais famoso, chamado Super Off Road, lançado em arcades em 1989 e com versões caseiras igualmente populares no Mega Drive, Super Nintendo e PC.
Corridas Arcade Clássicas
Em NeoSprint as corridas podem ser acompanhadas de duas maneiras: uma com a tradicional visão isométrica com a pista inteira, ao melhor estilo autorama, ou com a câmera mais de perto, focada em seu veículo, lembrando jogos como Rock N' Roll Racing. Ambas as formas funcionam bem, com controles precisos e respostas rápidas, porém a forma de jogar muda completamente, já que com a vista mais ampla, fica mais fácil ver o que tem no percurso pela frente e assim ajustar melhor a sua direção. Por outro lado, a visão mais próxima com a câmera móvel, entrega mais ação e emoção nas disputas.
Dirigir o seu veículo é bastante simples, mas para vencer as corridas caóticas, não basta apenas pisar no acelerador, o segredo é dominar o drifting, o sistema de física dos carros e os perigos que as pistas oferecem. Cada um dos nove veículos disponíveis possui suas próprias características, com diferentes níveis de velocidade, aceleração e manuseio, resultando em comportamentos diferentes nas disputas.
Algo muito comum que pode acontecer é você fazer uma curva em um ângulo muito errado, tendo como resultado bater na parede, sair da pista ou ainda capotar a sua máquina, erros que vão custar tempo e talvez, até uma suposta liderança folgada - em várias corridas liderei nas primeiras voltas, para na última ser surpreendido com algum deslize e acabar em colocações mais baixas.
Embora momentos como este sejam bem frustrantes, NeoSprint dá várias oportunidades para o jogador aprender com o seu erro e tentar melhorar nas tentativas seguintes, seja fazendo uma curva melhor ou acelerando e desacelerando nas pistas mais complexas. E à medida que você vai progredindo no game, vai desbloqueando novas decorações, pinturas de carros e outros bônus.
Além da campanha principal, o jogo oferece outros modos como Grand Prix, Provas de Tempo e Provas de Desafios para experimentar, garantindo toneladas de conteúdo extra e mais opções para horas de diversão frenética.
Outro grande destaque do jogo é a sua robusta ferramenta de construção e compartilhamento de pistas. Os jogadores podem dar asas à criatividade e projetar pistas dos mais variados tipos, com curvas sinuosas, rampas, pontes, saltos, obstáculos e muito mais. Também há uma boa variedade de cenários, biomas e decorações para tornar suas criações únicas, para em seguida compartilhar online com outros jogadores, se assim desejar.
Infelizmente, Neosprint desperdiça uma grande oportunidade ao oferecer modo multijogador para até quatro pessoas apenas localmente, não havendo, ao menos por enquanto, opções de competições online, o que é frustrante, especialmente para um jogo de corrida. Mas apesar de não ser possível jogar contra outras pessoas online, você ainda pode compartilhar pistas personalizadas com todo mundo, como explicado acima.
Considerações
NeoSprint é uma reimaginação de um grande clássico do passado da Atari, que apenas jogadores mais veteranos irão se lembrar. O game conta com uma fórmula simples e nostálgica com visão isométrica, e uma jogabilidade envolvente e divertida que funciona bem, sendo uma bela homenagem à era de ouro dos arcades, agora disponível para a geração atual de consoles e PC. É verdade que algumas mudanças e ajustes em alguns pontos, além da introdução de modos online, deixariam o jogo ainda melhor, mas isso não vai estragar a diversão para os fãs de corridas clássicas estilo arcade.
NeoSprint estará disponível em 27 de junho para PC e consoles.
*Esta análise foi feita no PlayStation 5 com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Atari.