O que é e como usar o 'streaming' nos jogos 'online'
Nos games a ferramenta é usada, principalmente, na realização de partidas online
A tecnologia de streaming, que significa fluxo de mídia, vem se popularizando com sites como o Netflix. Mas não é só para assistir filmes que ela funciona.
Nos games, ela é utilizada para compartilhar dados pela internet sem que eles fiquem armazenados no HD do console. Além de economizar espaço, essa técnica permite que o usuário reproduza conteúdos protegidos sem que haja violação de direitos autorais.
A forma mais comum de se transmitir dados via streaming é o broadcast, ou seja, o ato de veicular algo com o uso de algum tipo de mídia, no caso, a internet.
Essa técnica é utilizada em partidas de videogames com transmissão online, por exemplo, em campeonatos. Para que usuários do mundo inteiro possam participar, sem a necessidade de deslocamento, o organizador do evento determina o dia e horário em que a disputa acontecerá e, de suas próprias residências, os jogadores se organizam para a competição.
A plataforma também permite que os gamers assistam partidas de outros jogadores e armazenem suas próprias jogadas sem ocupar espaço em HDs.
Por ter tido um rápido crescimento em um curto espaço de tempo, grandes investidores estão apostando na tecnologia. O Google criou, em agosto deste ano, o YouTube Gaming para organizar os vídeos de partidas ou tutoriais salvos na internet, mas sem local fixo.
Essa, no entanto, não foi uma iniciativa inovadora. Plataformas como Twitch Interactive, Ustream e Hitbox vem exercendo essa função há algum tempo.
Streaming x games
Entre 1990 e 2000, houve um aumento significativo no número de usuários de videogames, o que fez com que o mercado crescesse e mais jogos fossem desenvolvidos.
Para aproximar os jogadores e permitir que, mesmo distantes, eles pudessem jogar juntos e compartilhar conteúdos, o streaming foi introduzido ao console, possibilitando que as partidas pudessem ser realizadas online.
Hoje, a tecnologia está presente em diversos meios, como telefonia, televisão, rádio e internet, compartilhando dados em grande escala.