Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O que podemos esperar do novo PS VR2?

Veja tudo o que sabemos até agora sobre o novo console de realidade virtual da PlayStation.

29 mar 2022 - 10h29
Compartilhar
Exibir comentários
Foto:

Em 2016, a Sony deu um passo à frente ao cenário de games em realidade virtual com o lançamento do PlayStation VR. Acompanhado de um headset, uma câmera e dois controles, o console foi aclamado na época de seu lançamento, se tornando referência em inovação nos videogames. Cinco anos depois, a empresa anunciou que um sucessor estava a caminho.

Neste ano, durante a CES 2022, um dos principais eventos de tecnologia, o nome do novo console foi revelado na apresentação oficial da Sony, na qual o público também ficou sabendo quais são as principais funções do PS VR2 e como ele promete transformar a experiência do gamer. Em uma nova era regada a novas tecnologias, incluindo a ascensão do ainda recente PlayStation 5, a Sony tem como missão resgatar um nicho fiel de jogadores que busca imersão da melhor maneira possível, além de atrair outra leva de entusiastas a este universo virtual. 

Você se lembra do PlayStation VR?

Imagem: PlayStation/Divulgação
Imagem: PlayStation/Divulgação
Foto:

Para falarmos sobre o que o PS VR2 tem de novidades para oferecer, precisamos retomar o antigo console da Sony. Se você nunca teve a oportunidade de conhecer ou experimentar um game através das lentes do PlayStation VR, nós vamos te contar algumas de suas características mais marcantes.

Conhecido antigamente pelo título de Project Morpheus, o PlayStation VR é um console de realidade virtual que, conforme mencionamos há pouco, consiste em um grande headset e acessórios que acompanham e ampliam as possibilidades de gameplay em cada jogo.

(Imagem: PlayStation/Divulgação)
(Imagem: PlayStation/Divulgação)
Foto: GameON

Este é um dos aparelhos VR mais populares no Brasil, disputando a concorrência principalmente com o Oculus Quest 2 — renomeado Meta Quest 2 —, da empresa de Mark Zuckerberg.

Seu design consiste em um modelo de headset branco e preto elegante com um painel OLED de 5,7 polegadas e tela com resolução em 1080p. O aparelho também preza pelo conforto graças à sua ergonomia. 

A PlayStation Camera ajuda no mapeamento em 360 graus do espaço necessário para a diversão em games, o que concede ao jogador um movimento de cabeça mais assertivo. Já o PlayStation Move consiste em controles que funcionam quase como joysticks para acessar e realizar quaisquer movimentos na interface do console.

(Imagem: PlayStation/Divulgação)
(Imagem: PlayStation/Divulgação)
Foto: GameON

Atualmente, existem diversos jogos compatíveis com a tecnologia VR da PlayStation que oferecem conteúdos para todos os tipos de gostos. É possível encontrar tanto títulos destinados exclusivamente para a realidade virtual — Beat Saber, The Persistance, Paper Beast — como também sucessos que foram adaptados para rodarem nessa plataforma virtual — No Man’s Sky, Tetris Effect e Resident Evil VII.

Disponível nos varejos nacionais, o PlayStation VR custa na faixa dos R$ 2.700, variando seu preço de acordo com a loja escolhida.

Conheça o novo PS VR2

(Imagem: PlayStation/Divulgação)
(Imagem: PlayStation/Divulgação)
Foto: GameON

Depois de muito tempo de espera, os entusiastas desse tipo de tecnologia poderão aproveitar toda a capacidade da nova geração da Sony para jogos com o novo PS VR2.

Na CES 2022, a PlayStation afirmou que o novo console VR terá jogos inéditos e promoverá uma maior imersão neles. As mudanças mencionadas compreendem melhorias gráficas e técnicas para apresentar games em altíssima definição.

Jim Ryan, CEO da PlayStation em palestra da CES 2022. (Imagem: Alex Wong/Getty Images/Reprodução) 
Jim Ryan, CEO da PlayStation em palestra da CES 2022. (Imagem: Alex Wong/Getty Images/Reprodução)
Foto: GameON

O primeiro grande diferencial do PS VR2 já está no seu visual. Em comparação ao seu antecessor, todo o console parece mais unificado, com o branco na parte externa e o uso do preto na parte interna. O formato do visor está mais oval e os controles — chamados controles PlayStation VR2 Sense — estão bem diferentes, em uma forma esférica, e já não se parecem mais com joysticks. 

A nova tela OLED do PS VR2 é 4K HDR, oferecendo a maior resolução de um jogo em realidade virtual. O campo de visão aumentou para 110º e a taxa de atualização varia entre os 90Hz e 120Hz. Além disso, o sistema traz um mecanismo que ajusta a distância entre as lentes e os olhos do usuário para promover maior conforto durante as jogatinas. O headset ainda possui uma abertura de circulação de ar para não embaçar as lentes.

Há agora a inserção da tecnologia Eye Tracking (ou Rastreamento Ocular) que detecta o movimento dos olhos de quem usa o headset para emitir uma resposta mais rápida e verídica das emoções projetadas aos outros jogadores online. Isso é útil, por exemplo, nas interações virtuais por meio de um avatar em uma sala de reunião.

Tecnologia Eye Tracking. (Imagem: PlayStation/Divulgação)
Tecnologia Eye Tracking. (Imagem: PlayStation/Divulgação)
Foto: GameON

O console inteiro foi construído para ser muito responsivo. Por isso, pulsações e vibrações sutis farão a diferença em jogos mais estratégicos. Quatro câmeras foram incorporadas para rastrear todos os movimentos. 

A tecnologia de áudio apresentada aqui é o Tempest 3D AudioTech, que se adapta conforme a posição do usuário em jogo. O headset contém microfone embutido e uma saída de áudio para fone de ouvido estéreo. Por fim, a conexão foi simplificada: basta conectar um único cabo à porta de entrada USB do PlayStation para ativar o PS VR2.

Em relação aos controles táticos, além do novo design esférico, eles apresentam botões com gatilhos adaptáveis que podem ser usados de diversas maneiras conforme o cenário do game. Para ações mais simples, o toque dos dedos no PlayStation VR2 Sense vai replicar gestos do usuário de maneira mais fiel. A bateria de íon-lítio é recarregável.

(Imagem: PlayStation/Divulgação)
(Imagem: PlayStation/Divulgação)
Foto: GameON

O que muitos devem estar se perguntando agora é: “Mas e o jogos?”. Pois bem, por enquanto, os nomes de alguns títulos que serão lançados para o PS VR2 ainda não foi disponibilizada, visto que o próprio console ainda não possui data de lançamento. Por outro lado, nós já temos um gostinho do que vem por aí.

Horizon Call of the Mountain é o primeiro jogo exclusivo confirmado para a nova geração de VR da PlayStation. O time da Guerrilla Games, responsável pela franquia bem-sucedida de ação e aventura, criou um game solo onde o jogador descobrirá mais segredos do universo apocalíptico da protagonista Aloy. Um pequeno teaser foi liberado ao público em janeiro.

Fazendo um paralelo com outras franquias da PlayStation, é possível teorizar sobre quais jogos poderiam fazer sua estreia no PS VR2. Em 2023, presenciaremos o lançamento de Marvel’s Spider-Man 2. Quem sabe talvez não tenhamos algum spin-off dedicado à realidade virtual? Ou ainda algum conteúdo extra de Ghost of Tsushima, título que dá margem à criatividade com suas mecânicas insanas de combate. Isso tudo é especulação, mas não custa sonhar!

Ainda não se sabe quando o PS VR2 será lançado, tampouco o seu preço nas vendas oficiais. Entretanto, estima-se que o console possa chegar às prateleiras do varejo ainda em 2022, provavelmente a partir do segundo semestre deste ano.

Aos poucos, mais informações do PS VR2 começam a ser liberadas para todos. Alguns desenvolvedores de jogos, por exemplo, já estão tendo acesso ao console na Game Developers Conference 2022, evento realizado em São Francisco, na Califórnia. E eles parecem bem animados com o que foi apresentado. 

https://twitter.com/chetfaliszek/status/1506795209685803009

Enquanto não temos mais confirmações, a comunidade gamer fica na expectativa! E você, também está ansioso para o PS VR2? Conta pra gente aqui embaixo nos comentários!

Fonte: Game On
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade