Opera GX lança plataforma GXC para criação e monetização de games
Plataforma permite que os jogadores tenham acesso a mais de 500 jogos gratuitos a partir do seu lançamento
O Opera acaba de anunciar o lançamento da sua nova plataforma de jogos, a GXC, que está disponível para usuários e criadores experimentarem em Open Beta.
A GXC permite que os criadores publiquem e compartilhem games e que os jogadores experimentem instantaneamente um catálogo desenvolvido por entusiastas e pioneiros no GameMaker Studio 2, que vai de jogos de RPGs a ação Arcade. Todos podem ser aproveitados diretamente no navegador Opera GX de forma gratuita.
A GXC é um passo importante do Opera para tornar a criação e a publicação de jogos tão fácil quanto postar nas redes sociais. A plataforma elimina um dos maiores problemas para os criadores de games, uma vez que a ferramenta oferece maneiras de alcançar um público cada vez mais amplo e promover o seu jogo entre usuários altamente engajados do Opera GX. Além disso, os melhores deles podem ganhar um prêmio mensal de US$ 30 mil.
O objetivo do Opera com a GXC é democratizar a criação de jogos. Os usuários que se inspiram nesses games podem se tornar criadores de conteúdo, através do download do GameMaker Studio 2 e da construção de jogos com essas ferramentas gratuitas. Depois é só publicá-los facilmente na plataforma para receber feedback instantâneo dos jogadores.
“Acreditamos que a criação de jogos é a próxima fase para a economia dos criadores e estamos aqui para agitar o mundo e tornar a criação e a publicação de jogos mais acessível do que nunca. Nosso objetivo é desenvolver a GXC como uma verdadeira alternativa às plataformas de games dominantes”, disse Krystian Kolondra, Vice-Presidente Executivo de Browsers e Gaming no Opera.
O GameMaker, que faz parte do Opera Gaming, viu um aumento no interesse deste mercado e mais do que o triplo da quantidade de novos downloads desde que tornou o GameMaker Studio gratuito para uso, no último verão. Logo após, Opera GX e GameMaker convidaram criadores de jogos a se juntarem à plataforma GXC com a oportunidade de validar e demonstrar ideias para novos jogos, diminuindo o tempo de lançamento no mercado.
“Agora que a plataforma tem os 500 jogos iniciais, temos o prazer de convidar os jogadores a conferir em Open Beta”, acrescentou Krystian. ‘‘Em breve, começaremos a testar opções de monetização para esses criadores, estabelecendo desta forma um ecossistema com uma moeda virtual e com incentivo de anúncios”.
Outra novidade da plataforma da GXC são os desafios semanais. Eles oferecem aos usuários a chance de participar de tarefas e competir entre si pela chance de ganhar prêmios a cada semana. A GXC também vai trabalhar com influenciadores digitais, que são super populares no momento, para definir os seus próprios desafios a fim de dar aos jogadores a oportunidade de competir contra os seus criadores de conteúdo favoritos.
A GXC Open Beta está disponível para criadores e jogadores e o download pode ser feito através do site oficial da plataforma.