Os 8 melhores emuladores de jogos antigos
Para quem sente saudades dos jogos das décadas de 80 e 90, os emuladores são ótimas opções
Graças aos emuladores – ferramentas que permitem que um software criado para uma determinada plataforma funcione em outra – todo mundo pode relembrar os velhos tempos jogando videogames antigos e matando as saudades de personagens queridos como Sonic ou Mario. Por isso, preparamos uma lista com os 8 melhores emuladores de jogos antigos. Confira!
1. Stella
É o emulador mais usado (e o preferido!) por aqueles que gostam de reviver os jogos clássicos do console Atari 2600. Fácil de usar, não precisa de muitos recursos para rodar no computador. Basta instalar o emulador, procurar pelo ROM – arquivo que contém a cópia dos dados só de leitura do videogame - desejado e começar a jogar. Está disponível para Windows, Mac e Linux.
2. Kega Fusion
Compatível com SG-1000, Master System, Mega Drive e Game Gear, o Kega Fusion é leve e fácil de usar. Para isso, as imagens ROM podem ser arrastadas sobre a interface do programa e o jogo começará automaticamente. Também conta com opções que permitem que o usuário defina os controles para cada um dos sistemas do console.
3. FCEUX
Os fãs do querido Nintendinho podem se divertir com os clássicos do console por meio do emulador FCEUX. Com suporte tanto para Windows quanto para Linux, a ferramenta tem uma interface amigável e navegação intuitiva. Outra vantagem do programa é que ele oferece a possibilidade de gravar um vídeo de todo o jogo nos formatos .AVI ou .WAV e salvar o arquivo para ver depois, ou até mesmo compartilhar nas redes sociais.
4. ZSNES
Um dos emuladores mais conhecidos por quem gosta de reviver clássicos do Super Nintendo, o ZSNES é perfeito para jogar os games dos anos 90. Chama atenção pela facilidade de uso e recursos extras que o colocam a frente de seus concorrentes. O programa pode ser usado com joysticks ou configuração dos botões do teclado, que contam, inclusive, com recursos de botões turbo. Além de permitir salvar screenshots dos jogos e disponibilizar filtros que suavizam/melhoram a qualidade das imagens exibidas, também permite a inserção de códigos cheats.
5. ePSXe
Os fãs do primeiro console da Sony podem matar as saudades com esse emulador. A ferramenta lê praticamente todos os CDs e emula gráficos, sons e controles do aparelho transformando seu computador em um verdadeiro PlayStation 1. Dependendo da configuração do seu PC, também é possível ampliar a resolução dos jogos e melhorar seus gráficos. Disponível para os sistemas operacionais Windows 95/98/ME, 2000/XP e Vista, também tem uma versão para Android. Para poder usá-lo, no entanto, o jogador precisar ter o arquivo firmware do videogame em seu computador.
6. PCSX2
Disponível para Windows, Linux e Mac, é um emulador de fácil utilização e totalmente configurável. O maior obstáculo enfrentado pelos usuários é conseguir a BIOS – basicamente, as instruções do jogo – para que a ferramenta funcione. Mas caso o jogador tenha o PS2, basta usar os próprios CDs dos games para rodar no emulador. A cada nova versão, o programa amplia sua lista de títulos compatíveis e oferece novos recursos aos jogadores. Vale ficar de olho nas atualizações.
7. Dolphin
O primeiro programa a rodar com sucesso títulos tanto do GameCube quanto do Wii, ainda é o único que reproduz jogos do Wii, podendo ser usado em Windows, Linux e Mac OSX. A diferença desse emulador para os demais é que a manutenção e criação de novas funcionalidades são feitas por pessoas do mundo todo, pertencentes a um projeto, e que contribuem para a disseminação e melhorias do software. Uma característica que chama atenção é a resolução de 1080p em que os jogos são rodados – maior ainda que a dos próprios videogames.
8. RetroArch
Para quem gosta de concentrar tudo em um só lugar, o RetroArch é uma boa ferramenta. Disponível para tablets e smartphones, é um app que permite emular diversos tipos de videogame – desde o Atari 2600 até o PS1, passando até mesmo pelo Game Boy. A qualidade dos games depende quase que exclusivamente da potência de cada aparelho. Entre suas principais vantagens estão a facilidade de organizar configurações e a possibilidade de uso de um controle bluetooth.