Script = https://s1.trrsf.com/update-1734029710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Padre gamer concilia religião e paixão pela Nintendo

Edson Ribeiro mantém site e podcast sobre a Nintendo na base da colaboração

29 abr 2022 - 13h11
(atualizado às 13h38)
Compartilhar
Exibir comentários
Padre Edson Ribeiro concilia a vocação com paixão por games
Padre Edson Ribeiro concilia a vocação com paixão por games
Foto: Instagram / Reprodução

O que não é tão usual, normalmente chama a atenção e, no caso do padre Edson Ribeiro, ser uma figura religiosa declaradamente gamer (e Nintendista), causa surpresa. Entretanto, apesar de o primeiro olhar ser dirigido pela curiosidade, Edson se destaca mesmo por conseguir se manter ativo na criação de conteúdo, mesmo sem lucrar com isso.

Ele é um dos idealizadores do ProjectN, site de notícias, mas que também conta com um podcast, que, inclusive, foi o produto original. Um dos maiores sites dedicados a Nintendo no Brasil, o projeto se mantém na base da colaboração - e de muita paixão dos envolvidos.

Ele é padre... E tá tudo bem!

Logo de cara na conversa com o padre Edson, ele já dá uma leve puxada de orelha, muito amigável, é claro, na forma que as pessoas olham para a sua vocação - ser padre não é profissão. Isso porque, normalmente, as pessoas separam figuras religiosas de um platô da normalidade, o que não deveria acontecer.

"As pessoas olham para a figura do padre e eles pensam que é um ser humano diferente, mas não, a gente tem uma vida normal (risos). Então eu, como qualquer pessoa que cresceu nos anos 90, com muito videogame, a paixão pelos jogos veio antes, bem antes da questão espiritual. A questão da vocação só veio ser concretizada quando eu já tava na faculdade. Aliás, eu estava visando desenvolvimento de jogos na época e aí larguei para seguir com a vocação. Neste sentido, a questão dos jogos veio bem antes da vida espiritual", explica Edson.

Mesmo os videogames tendo aparecido antes na sua vida, assim como é com qualquer adulto que segue uma profissão, a vocação de Edson é a prioridade. Seu ministério consome boa parte do tempo e a questão de criar conteúdo de games realmente é dominada por uma paixão - um pouco mais forte pela Nintendo.

"Eu nunca deixo de fazer aquilo que é minha obrigação por conta dos jogos, como qualquer outro profissional. A única diferença é que o tempo as vezes é bem menor do que o dos outros, porque, ao contrário das outras profissões, a gente não tem uma hora que não é padre. O podcast, por exemplo, é sempre gravado bem tarde, quando eu já celebrei todas as missas do dia, que eu não tenho mais nada para fazer e que a única obrigação é dormir", conta ele.

Criação de conteúdo, Nintendo e paixão

Em um cenário onde Padre Edson deve arrumar tempo para gravar seus podcasts ou criar o conteúdo para o site, uma das maiores motivações é a paixão pelo mundo dos games. Contudo, se a paixão deu o Start na motivação, a comunidade é o que mantém os ânimos acesos para continuar produzindo conteúdo.

"A comunidade influencia muito. Porque não tem um retorno financeiro, mas tem um retorno afetivo das pessoas que acompanham o conteúdo que a gente produz. É muito gostoso quando alguém manda uma mensagem com um feedback, ou faz piadinha com algo que falamos naquele dia. Isso é muito gratificante porque mostra pra gente que estamos sendo ouvidos e que a nossa voz tem uma importância. Isso já vale ter que ficar acordado até mais tarde para ter que gravar", compartilha Edson.

Claro que alguém que é o idealizador de um portal de notícias chamado ProjectN e, além disso, é o host de um podcast desse site, demonstra uma paixão aberta pela Nintendo. Contudo, o padre não cai em simplismos de "guerras de consoles" e realmente é fã de bons videogames. Para ele, é mera coincidência que a Nintendo produza tantos jogos de qualidade.

"A gente consome de tudo. Eu não tenho problema com essa coisa de só consumir conteúdo de uma empresa ou outra. Tirando o PlayStation, eu tenho as duas plataformas mais recentes das outras empresas e ainda tenho um PS4! O que me prende é o seguinte: é bom? É divertido? Vamos consumir", pontua.

Aliás, no começo, o podcast de Edson tinha outro nome e era mais abrangente. Foi após uma percepção de preferências dos tópicos que eram debatidos, que veio a alteração de nome e, com ela, o site. Vale ressaltar que o ProjectN é mantido de forma colaborativa e não possui lucro envolvido.

"Antes nem era ProjectN o nome, mas depois de um certo tempo, a gente percebeu que nossas pautas sempre batiam em Nintendo. Então quando resolvemos focar na Nintendo, pensamos: porque não fazer um site juntos? Mas o nosso foco sempre foi conteúdo autoral e opinativo. Então lá tem um monte de colunas e, hoje, o site tem uma proporção bem grande, com mais de 30 colaboradores. Todos eles são fãs e ninguém recebe um centavo e não tem publicidade no site", informa o Padre.

Respeito da comunidade

Em um meio em que não faltam jogadores tóxicos e pessoas que simplesmente gostam de "trollar" os outros como é a internet, a vocação de Edson poderia fazer dele um alvo fácil para perseguições, mas segundo o padre, não é bem assim.

"A maioria das vezes acontece em tom de brincadeira (desrespeitos), mas eu sei levar isso de maneira bem tranquila, porque eu prezo pelo bom humor. Mas tem hora que sim, que extrapolam um pouco a linha do respeito. Eu sempre deixo isso muito claro nas minhas redes, você pode falar da minha pessoa, você pode não concordar com o que eu penso ou minha maneira de agir, mas no que tange o meu ministério, eu não admito, porque eu levo isso muito a sério", reflete o Padre Edson.

Segundo o padre, assim como qualquer outra pessoa que leva sua profissão muito a sério, o mesmo se aplica para sua vocação. Por isso, Edson já aprendeu a cortar na raíz qualquer comentário provocativo. No fim do dia, sua paixão pelos games (e pela Nintendo) segue forte e a parte boa da comunidade continua a incentivá-lo a se manter como criador de conteúdo.

"A gente não ganha nada, faz só por amor mesmo", finaliza padre Edson.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade