PUBLICIDADE

PGB Latam apresenta os hábitos de consumo dos jogadores da America Latina

Pesquisa foi realizada em cinco países e contou com mais de 11 mil respondentes

27 jun 2024 - 17h30
Compartilhar
Exibir comentários
Painel PGB Latam, apresentado na gamescom latam, revela dados sobre a relação do público latino-americano com jogos eletrônicos
Painel PGB Latam, apresentado na gamescom latam, revela dados sobre a relação do público latino-americano com jogos eletrônicos
Foto: Divulgação / PGB

A Pesquisa Game Brasil (PGB) apresentou, nesta quinta-feira (27) durante a gamescom latam, o painel PGB Latam 2024, com informações atualizadas sobre a relação do público latino-americano com jogos eletrônicos. No total, foram mais de 11 mil respondentes, distribuídos em cinco países: Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru. 

A PGB Latam revelou que, em média, 65,8% do público dos países listados joga videogame; destes, 78,8% consideram os jogos eletrônicos uma das suas principais fontes de entretenimento, e 73,8% os tratam como a principal forma de se entreter. A demografia mostra que, na América Latina, a maioria das pessoas que jogam são homens, representando 56,3% do público, enquanto as mulheres representam 43,7%. As faixas etárias de 35 a 39 anos e de 30 a 34 anos são a maior parte dos interessados por games, representando 15,2% e 15%, respectivamente.

A pesquisa também mapeou outros dados relevantes, como as plataformas mais utilizadas para jogar, a frequência com que jogam e informações gerais sobre comportamento:

  • Plataforma: 47,4% jogam no smartphone, enquanto 19,1% preferem os consoles e 12,7% optam por jogar no computador;
  • Frequência: a maioria prefere jogar por até uma hora por dia (40,6%), e 30,5% consomem games durante uma e três horas;
  • Comportamento:
    • 36,4% dos latino-americanos se consideram gamers;
    • 79,2% jogam com seus filhos;
    • 53,0% jogam para ficar de bom humor;
    • 54,7% jogam para se desconectar dos problemas;
    • 64,5% gostam de jogos que os relembrem de sua infância;
    • 52,5% afirmam terem feito muitos amigos jogando online;
    • 54,7% se sentem aceitos pelas suas respectivas comunidades online;
    • 54,4% se sentem motivados em jogar com outras pessoas online;
  • eSports: 63% dos entrevistados se dizem familiarizados com eSports; destes, 56,1% gostam de assistir a partidas de esportes eletrônicos competitivos, e 39,2% afirmam praticarem eSports.

“É uma honra apresentar os resultados da PGB Latam justamente na primeira edição da gamescom latam, dado nossa história com o evento desde o BIG Festival”, diz Carlos Silva, sócio da Go Gamers. “É essencial que o público latino-americano possa ter acesso aos destaques da pesquisa pela primeira vez de forma gratuita e em um evento que une este mesmo público apaixonado por games como os brasileiros”.

“A edição 2024 da PGB Latam traz informações muito valiosas sobre quem é o gamer da América Latina e como ele se vê nesta comunidade”, explica Mauro Berimbau, pesquisador e consultor da Go Gamers. “É interessante observar os contrastes entre os países e até mesmo em comparação com os hábitos dos gamers brasileiros que trouxemos na PGB 2024, no início do ano. No fim, foi possível observar que o mercado de games na região continua sendo muito prolífico, e nada melhor do que trazer esta pesquisa para a edição latina do maior evento de games do mundo”.

A PGB 2024 completa e com outros dados de comportamento dos gamers já está disponível. O estudo abrange 13.360 pessoas nos 26 estados brasileiros e DF, com levantamentos feitos entre dezembro de 2023 e janeiro deste ano. Para acessar a pesquisa completa, acesse o site da PGB.

Fonte: Game On
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade