Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

2023 é o melhor ano dos jogos?

Franquias gigantescas receberam lançamentos durante o último ano; relembre os melhores

8 nov 2023 - 11h56
Compartilhar
Exibir comentários
Baldur's Gate III, Alan Wake II e Tears of the Kindgom são apenas três dos melhores jogos do ano
Baldur's Gate III, Alan Wake II e Tears of the Kindgom são apenas três dos melhores jogos do ano
Foto: Reprodução / Game On

2023 se encaminha para o fim e, sem dúvidas, vai deixar sua marca na história dos videogames. O ano foi lar do retorno de franquias gigantescas com Street Fighter, Final Fantasy, The Legend of Zelda – que inclusive ganhará um filme live-action – e Resident Evil, além de tantas outras.

Mas afinal, com tantos lançamentos que agradam diversos públicos, 2023 pode ser considerado o melhor ano dos jogos?

Começo de ano forte e diversificado

A verdade é que com a pandemia que afetou o mundo de forma pesada nos últimos anos, a indústria dos games sofreu e foi obrigada a adiar diversos lançamentos. Além disso, em 2020 também foram lançados os consoles de nova geração da Microsoft e da Sony. Estes dois fatores casaram para que 2021 e 2022 tivessem grandes lançamentos de forma pontual durante o ano.

Se em 2022 a indústria estava passando pela readaptação pós pandemia, o resultado foi um 2023 repleto de lançamentos gigantescos do início ao fim do ano. Espalhados entre os meses do primeiro semestre o mundo pode conhecer grandes jogos como Dead Space, Hogwarts Legacy, Resident Evil 4, The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom e Final Fantasy XVI. Essa lista representa literalmente um lançamento para cada mês do primeiro semestre.

E não se engane, ainda foram lançados jogos que tinham grandes expectativas, mas decepcionaram por um motivo ou outro, como Redfall e Star Wars Jedi: Survivor. Entretanto, o primeiro semestre também reservou grandes surpresas como o divertidíssimo Hi-Fi Rush.

Segundo semestre seguiu consistente

O primeiro semestre de 2023 já era o suficiente para colocar o ano como um dos melhores da história dos games. Mas o detalhe é que o segundo semestre prometia tanto quanto o primeiro. E a boa notícia é que ele cumpriu as expectativas. Talvez até mesmo superou - estou olhando para vocês Baldur's Gate III e Alan Wake II.

Primeiro me sinto na obrigação de falar daqueles que normalmente são deixados de lado: os indies. E até neste quesito o segundo semestre brilhou. O mundo pode conhecer Blasphemous II e Sea of Stars, que seriam destaque em qualquer época que fossem lançados e mesmo numa janela que possuía a chegada de diversos AAA, os títulos independentes se destacaram.

Mas se você precisa de nomes grandes para se convencer do poderio bélico de 2023, eu vou citar alguns que chegaram no segundo semestre: Street Fighter, Mortal Kombat, Diablo IV e Assassin's Creed Mirage. Estas franquias retornaram com novos jogos e todas agradaram os fãs, ainda que em proporções diferentes.

Não achou o suficiente? Relaxa, porque o segundo semestre ainda contou com o lançamento do aguardadíssimo Starfield, além de Marvel's Spider-Man 2 e Super Mario Bros. Wonder. Até pra quem é fã de robô gigante teve jogo bom lançado, já que Armored Core VI também chegou na reta final de 2023.

2023 é realmente o melhor ano dos games?

Após todas estes apontamentos, fica a pergunta se 2023 é realmente o melhor ano dos games. Existem lançamentos que mudam a indústria e ditam uma tendência a partir daquele momento. Casos como o de The Elder Scrolls: Skyrim, The Legend of Zelda: Breath of the Wild, o primeiro God of War de PS2 e alguns outros.

Neste caso, na minha humilde opinião, não acredito que 2023 tenha contado com um lançamento desta proporção. Justiça seja feita, muito se fala sobre Baldur's Gate III como um jogo que futuramente será revolucionário. Além disso, Starfield tem em seu núcleo uma proposta que também pode revolucionar a indústria, ainda que daqui alguns anos.

Ainda assim, quando comparado com alguns dos jogos citados inicialmente, 2023 não me parece contar com títulos que impactem na mesma proporção. Entretanto, isso passa longe de ser um defeito, afinal de contas, não é sempre que se reinventa a roda. Melhor, não é sempre que é necessário reinventar a roda.

Neste contexto, 2023 é, em minha opinião, o melhor ano do mundo dos games em termos de quantidade e qualidade disponível para o público. Desde que eu me lembre, nunca um ano teve jogos com altíssima qualidade de tantos gêneros e subgêneros disponibilizados na mesma janela de tempo. É difícil encontrar um nicho que possa falar que não recebeu pelo menos um jogo de excelência em 2023.

E saber que, provavelmente, eu sem querer deixei de fora alguns jogos que se destacaram com seus públicos. 2023 foi grande.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade