Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

23 anos do Game Cube: Relembre 5 games imperdíveis

O saudoso console teve uma biblioteca incrível de jogos que marcou época

18 nov 2024 - 15h36
(atualizado às 15h39)
Compartilhar
Exibir comentários
23 anos do Game Cube: Relembre 5 games imperdíveis
23 anos do Game Cube: Relembre 5 games imperdíveis
Foto: Divulgação/Nintendo

Lançado em 14 de setembro de 2001 no Japão, e em 18 de novembro nos Estados Unidos, o Nintendo GameCube comemora hoje 23 anos do seu lançamento ocidental. Apesar de o console não ter feito tanto sucesso quanto outros videogames da empresa, ele recebeu algumas joias preciosas que são lembradas até hoje.

Infelizmente, com a forte concorrência do PlayStation 2, que estava massacrando todos os seus adversários incluindo o GameCube, a Nintendo encerrou oficialmente a linha de produção no início de 2007, alguns meses após o lançamento do Wii, no final de 2006.

Abaixo, você confere uma lista que o Game On selecionou com cinco jogos imperdíveis do GameCube.

Super Smash Bros. Melee

Foto: Reprodução

Super Smash Bros. Melee chegou apenas dois meses depois do lançamento do GameCube, tornando-se um dos jogos mais vendidos do console e que moldou as bases da franquia. O game trouxe uma enorme quantidade de personagens e cenários, uma jogabilidade acessível, além de uma estrutura diferente dos jogos tradicionais de luta, de lançar os oponentes para fora dos estágios durante as batalhas, além de ser um dos mais populares em torneios competitivos até hoje.

Super Mario Sunshine

Foto: Reprodução

Todo console Nintendo precisa de um game do bigodudo encanador, e o do GameCube foi Super Mario Sunshine, uma aventura 3D que se passa em uma ilha tropical. O jogo foi lançado com uma grande expectativa, já que vinha após o gigantesco sucesso de Super Mario 64 (1996), game que fez a estreia do personagem no universo 3D.

Mario Sunshine inseriu novas mecânicas de jogabilidade com o uso do aparelho de água FLUDD, utilizado para limpar a sujeira da ilha causada por um impostor disfarçado de Mario. Em 2020 o jogo foi relançado para Nintendo Switch por meio da coleção Super Mario 3D All Stars, que traz também os títulos Super Mario 64 e Super Mario Galaxy.

The Legend of Zelda: Twilight Princess

Foto: Reprodução

Após o lançamento de The Legend of Zelda: The Wind Waker em 2002, que trazia uma aventura de Link em estilo de desenho animado, a Nintendo decidiu apostar em um jogo mais sério e realista, e assim veio Twilight Princess no final de 2006.

O jogo encerrou com chave de ouro o ciclo de vida do GameCube, e também estreou a nova geração, com um lançamento simultâneo no Wii, tornando-se um título bastante aclamado pela crítica e fãs. Uma versão remasterizada em alta definição foi lançada para Wii U em 2016.

Metroid Prime

Foto: Reprodução

Após um hiato de oito anos e pular uma geração inteira de videogames, a série Metroid retornou com força total no GameCube em 2002 com Metroid Prime, jogo que revolucionava a franquia ao trazer uma aventura no gênero de jogo de tiro em primeira pessoa. O game foi desenvolvido pela Retro Studios, que na época trabalhava em quatro projetos distintos para o GameCube. Após uma visita de Shigeru Miyamoto ao estúdio para verificar como estava indo o trabalho, todos os projetos foram cancelados. Mas por sorte, Miyamoto gostou de um protótipo de uma engine de um jogo de tiro em primeira pessoa, e sugeriu a produção de um novo Metroid.

Durante os últimos nove meses, a equipe de desenvolvimento chegou a trabalhar entre 80 e 100 horas por semana para atingir o prazo estipulado pela Nintendo, mas desse esforço nasceu o aclamado Metroid Prime, que se tornou um clássico e um dos mais icônicos da franquia.

Resident Evil 4

Foto: Reprodução

Em uma grande jogada estratégica, a Nintendo fechou uma parceria com a Capcom para o lançamento exclusivo de cinco jogos no GameCube, sendo um deles Resident Evil 4 em 2005. O título começou seu desenvolvimento em 1999 para o PlayStation 2, passando por um longo e conturbado projeto em que pelo menos quatro versões do jogo foram descartadas - uma delas gerando o primeiro Devil May Cry. Resident Evil 4 trouxe um jogo bem diferente em comparação aos antecessores, com uma perspectiva sobre o ombro e uma maior ênfase na ação e combate, mudanças que não agradaram a todo mundo, mas que fez bastante sucesso mesmo assim.

Outra mudança polêmica é que dois meses antes do seu lançamento, a Capcom revelou que uma versão para PlayStation 2 também seria lançada após nove meses da versão do GameCube, devido à pressão corporativas. Desde então o jogo foi lançado para praticamente todas as plataformas de videogame com edições remasterizadas, além claro do remake bem sucedido de 2023.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade