30 anos de PlayStation: Relembre clássicos do PS1
O primeiro console da Sony foi um marco na indústria de videogames
Em 3 de dezembro de 1994 a Sony revolucionou o mundo dos videogames ao lançar o primeiro PlayStation na Japão, que chegou para arrasar os seus concorrentes Sega Saturn e Nintendo 64, abalando para sempre o mercado que era dominado pelas duas empresas rivais.
O console foi projetado principalmente por Ken Kutaragi e tinha como grande destaque o uso da mídia de CD-Rom e gráficos poligonais em 3D. Sua produção de jogos foi projetada para ser simplificada e inclusiva, o que atraiu o suporte de muitos desenvolvedores, permitindo assim uma extensa biblioteca de jogos.
E foi assim, com várias franquias de sucesso e valores abaixo da concorrência, que o console conquistou o público, formado por jovens e adultos, e coroou a Sony em sua ascensão como uma grande potência na indústria de videogames, vendendo mais de 100 milhões de unidades.
São 30 anos de história e um legado que até hoje estão presentes e bem vivos no PlayStation 5. Relembre a seguir alguns jogos clássicos do console.
Resident Evil
Volte às raízes da lendária série Resident Evil. Há muito tempo atrás, em 1996, Chris e Jill tinham que escapar de uma mansão infestada de zumbis e outros monstros. Um marco do mundo dos jogos, Resident Evil ainda dá uma aula de mestre sobre design de fases, direção de arte e imersão de jogador, estabelecendo muitas convenções vistas mais tarde na série e em outros jogos de survival horror. Uma versão remasterizada do remake (de 2002), com gráficos de alta definição, foi lançada em 2015 e está disponível em todas as plataformas atuais.
Final Fantasy VII
Lançado originalmente em 1997 em três CDs, Final Fantasy VII foi o primeiro da série a usar gráficos poligonais 3D em fundos 2D pré-renderizados, e é considerados um dos melhores RPGs de todos os tempos. Como todos já devem saber, atualmente o game recebeu duas partes de uma trilogia remake em alta definição, que acompanha a história de Cloud Strife, um mercenário que junta-se a uma organização ecoterrorista a fim de impedir que a megacorporação Shinra use a essência vital do planeta como uma fonte de energia.
Castlevania: Symphony of the Night
Symphony of the Night é uma obra-prima da franquia Castlevania e o primeiro a ser lançado no PlayStation, sendo um dos pioneiros e moldando as bases do gênero metroidvania (ao lado de Super Metroid), inspirando vários jogos de ação e aventura baseados em exploração. O jogo também apresentou como protagonista Alucard, o filho de Drácula, que se tornou um dos personagens mais memoráveis da franquia até hoje.
Crash Bandicoot
A Sega tinha Sonic e a Nintendo o Mario, e a novata Sony também queria uma mascote para o seu PlayStation, papel que cou, por um tempo, ao carismático Crash Bandicoot. O jogo tinha como destaque uma perspectiva de terceira pessoa 3D em que a câmera segue atrás de Crash, com jogabilidade desafiadora e cenários marcantes. Uma versão remasterizada foi lançada como parte da trilogia Crash Bandicoot N. Sane em 2017.
Tomb Raider
Tomb Raider, lançado em 1996, marcou a estreia da heroína Lara Croft nos videogames, que se tornou uma das personagens mais icônicas da história dos videogames. o jogo foi um dos primeiros a aproveitar ao máximo ambientes 3D, misturando exploração, combate e quebra-cabeças em uma fórmula que se tornou padrão para jogos de ação e aventura. Uma versão remasterizada do game foi lançada em 2024 como parte do pacote Tomb Raider I–III Remastered.