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A infame história de Avatar: The Last Airbender de Xbox 360

The Burning Earth tinha um sistema de conquistas que o tornou um dos títulos mais procurados da biblioteca do Xbox 360

7 mar 2024 - 18h50
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A infame história de Avatar: The Last Airbender de Xbox 360
A infame história de Avatar: The Last Airbender de Xbox 360
Foto: Reprodução

Os videogames podem se tornar famosos por diversos motivos. Entre boas e más razões, alguns títulos ficam marcados por fatos mais curiosos ou incomuns. Foi o caso de Avatar: The Last Airbender – The Burning Earth, um jogo genérico baseado em Avatar: The Last Airbender que, por si só, seria só mais uma gota no mar de mediocridades licenciadas que inundam o mercado de video games todos os anos.

Não fosse por um detalhe: seu infame sistema de conquistas o tornou, ao menos por um tempo, um dos jogos mais procurados da biblioteca de jogos do Xbox 360.

O Mestre do Ar

A série animada Avatar: The Last Airbender estreou no início de 2005 nos Estados Unidos e pouco tempo depois no Brasil e em vários outros países. A animação teve três temporadas e fez bastante sucesso e, naturalmente, gerou vários produtos licenciados, como vídeo games lançados para várias plataformas da época, como o PlayStation 2, Nintendo Wii e o Xbox 360. 

Como praxe entre títulos licenciados, a THQ, detentora dos direitos de Avatar, já em 2006, apenas um ano após a estreia do desenho animado na televisão, rapidamente lançou Avatar: The Last Airbender para todas as plataformas disponíveis. No ano seguinte, em 2007, apressou-se para lançar a sequência, Avatar: The Last Airbender – The Burning Earth, novamente para todas as plataformas da época, exceto o PlayStation 3, que escapou ileso.

Apenas uma fase

Avatar: The Last Airbender – The Burning Earth seria só mais um game que rapidamente ganharia as bargain bins de lojas de jogos não fosse por um detalhe infame: a versão Xbox 360 implementou o sistema de conquistas mais fácil já feito até então. 

Diferente de todos os outros títulos de Xbox 360, cujos sistemas de conquistas envolvem a realização de feitos e desafios em dificuldade crescente, The Burning Earth tinha todas as suas conquistas atreladas a um simplista sistema de combos do sistema de combate do jogo. Assim, bastava o jogador fazer combos nos descerebrados inimigos do jogo e em poucos minutos todas as conquistas estavam desbloqueadas. Mesmo as primárias batalhas do tutorial de início valiam para esse processo.

O resultado inesperado dessa incrível facilidade foi um aumento de procura do game, não por suas quase inexistentes qualidades, mas por seu o método mais simples e fácil para os jogadores aumentarem malandramente a pontuação de seus gamerscores. Também por essa razão, cópias usadas de Avatar: The Last Airbender – The Burning Earth tiveram seu preço inflacionado por vários anos. 

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Fonte: Game On
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