AbleGamers Brasil terá estande mais acessível da gamescom latam
Nele haverá ativações que poderão ser usadas por pessoas com deficiências físicas, visuais, auditivas e neurodivergências
A AbleGamers Brasil, entidade que combate o isolamento social de pessoas com deficiência (PcD) por meio dos games, estará presente no maior evento de games do mundo, que está chegando na América Latina: a gamescom latam. Em parceria com a organização, a AbleGamers Brasil preparou inúmeras novidades e ativações em um estande repleto de recursos de acessibilidade.
Focada em levar o máximo de acessibilidade ao evento, o estande da AbleGamers Brasil vai contar com audiodescrição e atendimento em Libras em tempo real por meio de um totem do ICOM. Haverá empréstimo de tablets com o aplicativo do Icom instalado, para que pessoas com deficiência auditiva possam circular pelo evento acompanhadas de um intérprete de Libras online.
Também haverá uma sala de descompressão para pessoas neurodivergentes e placas de sinais com “ícones” para facilitar a comunicação com esse público. O estande contará ainda com duas tecnologias assistivas, Colibri e Conversia, que estarão disponíveis para testes e utilização do público.
Além disso, haverá um espaço para o público jogar nos consoles Xbox Series e PlayStation 5 com controles adaptados e acessíveis. Também estarão disponíveis dois PCs, um com um jogo de MMORPG desenvolvido pela Unicamp, um projeto premiado voltado a pessoas cegas, e outro com Counter-Strike 2, disponível juntamente do software Quantum Guide Play, da JBL, um projeto desenvolvido em parceria com a AbleGamers Brasil. O software é um leitor de tela para que pessoas com deficiência visual possam jogar CS2.
Na quinta-feira (27) e sábado (29), das 15h às 19h (horário de Brasília), o estande da contará com a presença de advogadas especializadas em direitos de pessoas com deficiência, que estarão à disposição para fornecer informações e esclarecimentos sobre os direitos dos PcDs.
A gamescom latam ocorre de 26 a 30 de junho no São Paulo Expo, em São Paulo/SP.