Activision gastou US$ 700 milhões para fazer Call of Duty Black Ops Cold War
Foram revelados os custos para fazer os jogos de Call of Duty lançados em 2015, 2019 e 2020
Os custos para desenvolver alguns dos jogos da franquia Call of Duty foram revelados pela primeira vez esta semana, juntamente com números atualizados de vendas.
No caso de Call of Duty Black Ops Cold War (2020), a Activision gastou a quantia astronômica de US$ 700 milhões, com o jogo tendo vendido 30 milhões de cópias. Também foi dito que a Treyarch e a Raven Software levaram anos fazendo o game, com uma equipe composta por centenas de pessoas.
Falando de Black Ops III (2015), a Treyarch levou três anos para desenvolver o game, também com centenas de pessoas envolvidas, e foram gastos US$ 450 milhões na produção. O jogo vendeu 43 milhões de cópias.
No caso de Modern Warfare (2019), a Activision desembolsou US$ 640 milhões no desenvolvimento e foram vendidas 41 milhões de cópias, com a Infinity Ward tendo desenvolvido o game ao longo de vários anos.
As informações acima fazem parte de uma declaração feita por Patrick Kelly, chefe criativo da franquia Call of Duty, registrada em documentos de um processo judicial envolvendo o tiroteio ocorrido em 2022 na escola primária Robb, em Uvalde, Texas, nos Estados Unidos, e divulgadas pela página Game File.
O processo, aberto em maio de 2024, culpa parcialmente o Instagram e Call of Duty pelo massacre, dizendo que a rede soscial e o conteúdo dos games influenciaram um adolescente a realizar o atentado, que resultou nas mortes de 19 estudantes e dois adultos.
Os três jogos citados por Kelly estão entre aqueles que os sobreviventes do massacre dizem que o atirador da escola jogou avidamente.
Levando em conta que os custos de produção já estavam em US$ 700 milhões com Cold War, lançado em 2020, não seria surpresa se o recém-lançado Black Ops 6 tiver sido feito com um orçamento mais próximo de US$ 1 bilhão. Vale ressaltar que, mesmo custando tanto dinheiro para ser feito, Cold War foi bastante lucrativo para a Activision.