Alan Wake 2 terá melhorias de performance no PC na próxima atualização
Especialmente nas placas de vídeo GeForce com arquitetura Pascal
Quando Alan Wake 2 foi lançado no ano passado, algo que chamou a atenção dos jogadores no PC foi a exigência placas de vídeo modernas para rodá-lo, com suporte para o recurso Mesh Shaders do DirectX 12 Ultimate sendo obrigatório, o que deixava de fora as placas GeForce GTX da série 1000 e as Radeon RX da série 5000.
Contudo, isso irá mudar a partir da quarta-feira, dia 6 de março, com a chegada de uma nova atualização para Alan Wake 2 a qual visa melhorar o desempenho do jogo nessas GPUs.
A Digital Foundry (via Wccftech) conseguiu testar antecipadamente a atualização e constatou que as placas da NVIDIA com arquitetura Pascal tiveram um aumento drástico na taxa de quadros. A GeForce GTX 1060 registrou uma média de 45% a mais de desempenho, a GTX 1070 recebeu 57% de ganhos em média, o salto da GTX 1080 foi de 85% e o da GTX 1080 Ti foi o dobro daquele registrado quando Alan Wake 2 saiu, rodando a quase 60 fps em 1080p, com AMD FSR 2 configurado em Qualidade e opções gráficas semelhantes às usadas no PlayStation 5.
Infelizmente outras placas de vídeo sem Mesh Shaders não se saíram tão bem, com a AMD RX 580 registrando muitos contratempos e rodando o jogo pior do que a GTX 1060, em aproximadamente 15 fps. A Radeon RX 5700 obteve um aumento pífio de 2% na performance e ainda apresenta problemas de instabilidade na taxa de quadros que não foram resolvidos.
Curiosamente, a Digital Foundry percebeu que melhorias também ocorreram com as placas de vídeo GeForce com arquitetura Ada Lovelace. A RTX 4070, por exemplo, rodou com 14% mais desempenho sem Path Tracing e 6% com Path Tracing.
Recentemente foi informado que Alan Wake 2 é o jogo da Remedy com melhor desempenho em vendas. Ele está disponível para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S.
Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!