Análise: Core Keeper mostra que sobreviver é algo punitivo
Game independente combina pixel art, construção e multiplayer cooperativo; confira
Eu preciso ser sincero e dizer que eu não aguentava mais ver jogos de sobrevivência nos últimos tempos. Depois de tantos outros jogos com a mesma premissa, acabei criando uma certa aversão por esse estilo e acabei me afastando de qualquer outro lançamento. Mas quando joguei Core Keeper, percebi que eu estava muito errado.
Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!
Disponível para PC via Steam desde 2021 e com o lançamento de sua nova atualização neste ano, Core Keeper se tornou um dos meus jogos favoritos deste gênero que foi tão utilizado na última década, e me trouxe muitos momentos nostálgicos de quando eu passava noites jogando Minecraft e Terraria com meus amigos. Mas afinal, o que faz Core Keeper ser tão bom?
Um mundo mágico
Core Keeper é um jogo de sobrevivência 2D que permite que até 8 jogadores explorem um mapa aberto repleto de inimigos, biomas, matéria prima e chefes gigantescos. Parece familiar, não é mesmo?
Isso é porque Core Keeper usa as mesmas características de outros jogos do mesmo estilo! Mas isso não é necessariamente ruim pelo simples fato de Core Keeper ser excelente naquilo que ele propõe ao jogador. Logo de cara, somos jogados em uma pequena base com alguns materiais primitivos para você explorar. Com uma picareta e alguns itens na mão, eu parti em uma pequena aventura ao redor de minha base para minerar cobre, cortar pedaços de madeira e comecei a construir as estações de trabalho que permitem a criação de equipamentos mais fortes.
Não demorou muito para que eu encontrasse meu primeiro chefão, um monstro em formato de slime gigante que pulava tão forte que fazia a minha tela tremer sem ao menos estar perto dele. Sabendo que eu não estava forte o suficiente, eu retornei até a minha base e continuei explorando para criar um armamento forte o suficiente que me ajudasse a derrotar aquela besta. Depois de muito tempo cavando, minerando, cultivando frutas e subindo de nível, eu fui atrás daquele monstro nojento, e pela minha surpresa eu não durei nem 30 segundos na batalha.
Foi aí que eu percebi: Core Keeper não é um jogo fácil, por mais que sua aparência agradável tente passar essa imagem. O seu combate, apesar de ser simples, é punitivo o suficiente para fazer com que até os jogadores mais hardcores continuem tentados a explorar e melhorar o personagem. Essas melhorias podem ser realizadas através da criação de novos itens e também através do aumento dos atributos do personagem, em um sistema bem parecido com RPGs clássicos.
Graficamente, Core Keeper tem gráficos 2D bem estilizados, e sua direção de arte carrega um peso enorme nas costas que representa os diversos biomas apresentados no jogo. Existe uma sensação de fantasia e mistério quando você está explorando as cavernas, e boa parte disto é por conta dos gráficos e da trilha sonora.
Além disso, a nova atualização “O Deserto dos Começos” trouxe muito conteúdo novo para o jogo, além de muitas melhorias que haviam sido pedidas pela comunidade desde o lançamento antecipado no ano passado. Essa atualização vem acompanhada de novos monstros e itens em biomas já existentes, mas a principal novidade é a adição de karts para o transporte rápido pelo mapa! É muito prazeroso andar pelos caminhos liberados em alta velocidade, atropelando qualquer tipo de inimigo que pudesse tentar te derrubar.
Considerações
Core Keeper é um jogo divertido e simples, mas que ainda entrega uma jogabilidade punitiva que chama a atenção de todos os tipos diferentes de jogadores. Seus gráficos agradam os olhos com belos sprites 2D, e a nova atualização mostra o compromisso dos desenvolvedores de continuar entregando uma ótima experiência até o lançamento de sua versão 1.0.
No fim das contas, Core Keeper é uma ótima aposta para quem gosta de exploração, sobrevivência e chefes muito desafiadores, e a quantidade de conteúdo é surpreendente para um jogo em acesso antecipado.
Core Keeper está disponível para PC.
*Esta análise foi feita com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Pugstorm.