Análise: Dominance é battle royale diferente e divertido
Game tem multiplayer para 27 jogadores e está disponível em beta aberto na Steam
O gênero de jogos Battle Royale segue muito popular entre os gamers e por isso, as desenvolvedoras continuam investindo em novas opções para os jogadores lutarem até restar apenas um. A mais recente é Dominance, jogo da produtora indie Impleron, com partidas para até 27 jogadores e arena em constante evolução.
Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!
Disponível para teste em formato beta aberto na Steam, Dominance se diferencia por adotar uma câmera 'top down', e mistura elementos de outros jogos como Hero Shooters e MOBAs. Mas afinal, será que o jogo consegue se destacar para conquistar seu espaço e manter uma comunidade?
Divertido e viciante
A jogabilidade de Dominance é um dos pontos mais fortes do jogo. Antes de começar a partida, você e dois companheiros de equipe devem escolher um entre os cinco personagens jogáveis, e devem comprar até 3 armas ou vantagens dentro de uma loja. Durante a espera no lobby pré-partida, os jogadores podem se posicionar numa cópia do mapa para decidir onde eles vão “cair” dentro da partida.
No início da partida, você tem um objetivo bem simples: procurar loot. Apesar de isto ser bem comum em outros jogos Battle Royale, Dominance se destaca por também oferecer um sistema de experiência que aumenta conforme você encontra loot, captura pontos de interesse e mata jogadores ou os monstros espalhados pelo mapa.
Você pode subir até 9 níveis durante a partida, e a cada nível você ganha um ponto para gastar em cinco distintas habilidades passivas. Cada personagem tem habilidades únicas que favorecem o ritmo do jogo, mas não chegam a ser tão desbalanceados como em outros jogos com o mesmo tipo de sistema.
Ao morrer, o jogador ganha a oportunidade de ter uma segunda chance na partida ao se mover em direção a um dos monumentos espalhados pelo mapa. Além de reviver os jogadores que já sucumbiram dentro da partida, os monumentos se tornam a principal fonte de experiência para os jogadores vivos, então você sempre pode ter certeza que vai encontrar boas lutas perto deles.
As partidas são bem rápidas para um battle royale. Um dos pontos negativos em qualquer outro jogo do gênero, pelo menos para mim, é saber que você passou cerca de 30 minutos sobrevivendo para morrer e ter que começar tudo de novo. As partidas de Dominance duram cerca de 15 minutos no máximo, com algumas podendo durar até menos dependendo de quão bom você e seu time são.
Infelizmente, a versão atual não roda tão bem quanto devia. Durante alguns momentos mais intensos de tiroteio, eu pude perceber que a performance do jogo caia de forma drástica na minha máquina, mas isso ainda pode ser consertado conforme a versão final do jogo for se aproximando. Além disso, o jogo também tem alguns probleminhas com o design inicial.
O menu oferece muitas informações na tela, diferentes modos de jogo estão ausentes e mesmo estando em uma beta o jogo já oferece um passe de batalha e “loot boxes” para o jogador. Apesar do passe de batalha ser aceito em jogos free to play nos dias atuais, as loot boxes são um lembrete de uma outra época onde os jogos ofereciam formas do jogador se tornar mais forte se ele estiver disposto a pagar. Felizmente, todo o conteúdo oferecido nas caixas são itens cosméticos, mas ainda é estranho ver este tipo de monetização em um jogo atual.
Considerações
Dominance se destaca em oferecer uma experiência battle royale diferente daquilo que já estamos acostumados com outros jogos do gênero. O jogo tem uma gameplay viciante, rápida e divertida, e os seus personagens oferecem partidas balanceadas o tempo todo. Mesmo que o seu conteúdo na versão atual não ofereça muitas alternativas ao jogador, o game tem potencial de ser um grande sucesso conforme novas atualizações se tornem disponíveis.
Dsponível em beta aberto e acesso antecipado, Dominance é exclusivo para PC.