Análise: Pentiment é excelente adventure no Game Pass
Jogo da Obsidian traz ambientação original e fascinante
Lançamento mais recente da Obsidian Entertainment, estúdio do clássico Fallout: New Vegas, Pentiment mostra que a produtora continua em busca de novas experiências - como o também ótimo Grounded - e que consegue entregar ótimos jogos com propostas originais e encantadoras.
Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!
Em Pentiment, o estúdio consegue ligar uma narrativa envolvente com mecânicas de jogo acessíveis e uma direção de arte que não só se encaixa perfeitamente em ambos, mas conquista o jogador desde o primeiro momento.
No game, o jogador controla o artista viajante Andreas Maler, durante sua passagem por Tassing, uma cidade fictícia no Sacro Império Romano, no auge da Idade Média. Seu trabalho envolve fazer cópias de manuscritos no mosteiro local, mas não demora para Maler se envolver em uma série de mistérios que precisam ser solucionados.
Obra de arte medieval
O jogo reproduz o estilo artístico do período medieval, tanto no traço dos personagens quanto no texto, que tem papel central no game: não há dublagem em Pentiment, mas as falas de cada personagem, nos blocos de texto, tem fontes e grafias diferentes, que rapidamente passam a personalidade do sujeito, seja ele um pobre camponês ou um padre culto, por exemplo. E está tudo em português, o que é imprencindível num jogo desses.
A trama se passa em três atos, nos quais é preciso investigar asssinatos e descobrir quem são os culpados. O tempo para solucionar o crime é logo, mas Maler precisa manter sua rotina enquanto faz isso, o que acab limitando tudo o que o jogador consegue fazer (e é um ótimo incentivo para jogar de novo). No fim de cada caso, é preciso apontar um culpado, com as pistas que o jogador conseguiu desvendar, e aceitar as consequências, independente do acusado ser ou não o verdadeiro criminoso.
Cada arco acontece em um ano diferente, com saltos temporais bem longos entre eles, o que permite ver as mudanças na cidade provocadas, muitas vezes, pelas suas decisões. As pessoas também crescem, envelhecem e morrem. A cidade é viva e serve como uma segunda protagonista.
Considerações
Pentiment é um jogo obrigatório para fãs de adventures de apontar e clicar. Seu estilo e ritmo podem não ser para todo tipo de jogador, mas sinceramente, todo jogador deveria experimentar.
Pentiment está disponível para PC, Xbox One e Xbox Series X/S. O jogo está incluso no catálogo do Game Pass.
*Esta análise foi feita no Xbox Series X.